Panorama
 
 
 

FISCAIS VISTORIAM NAVIO DE TESTES SÍSMICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2004

(12/08/04) _ Com o encalhe de mais uma baleia nas praias do Rio de Janeiro, o Ibama decidiu inspecionar o navio da empresa CGG do Brasil para verificar se ela está cumprindo exigências para a atividade de prospecção sísmica de petróleo. Um técnico do Escritório de Licenciamento das Atividades de Petróleo e Nucleares (ELPN) do Ibama e outro especialista irão deslocar-se amanhã até o navio da empresa, a 280 quilômetros da costa.
O chefe do (ELPN), Edmilson Maturana, ressalta que não existe estudo científico comprovando qualquer relação entre testes sísmicos e encalhe de baleias e nem pesquisa garantindo que não haja interferência. Mas por precaução, o Ibama proíbe o uso de tal técnica para identificar poços de petróleo na faixa do Espírito Santo a Bahia. A restrição ocorre entre junho e novembro, durante o período de migração das baleias para reprodução.
O Rio de Janeiro está fora da faixa de exclusão da atividade e a empresa CGG do Brasil tem autorização para procurar possíveis áreas de petróleo fazendo disparos de ar comprimido no mar (chamados levantamentos sísmicos). Mas precisa respeitar exigências do Ibama de cessar os testes caso aviste baleias a 500 metros do navio e de operar com sinais de intensidade baixa antes, que são elevados gradualmente . “Nossos técnicos vão verificar dados de bordo para checar se a empresa cumpriu as exigências”, afirma Maturana.
Os técnicos permanecerão até domingo levantando os dados e na próxima semana apresentarão os resultados. O gerente executivo do Ibama no Rio de Janeiro, Edson Bedim de Azeredo, marcou para o dia 20 uma reunião com a Marinha, a Petrobrás e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro para discutir como deve ser o atendimento de emergência para uma baleia encalhada.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.