Panorama
 
 
 

OFICINA DEBATE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NA CRIAÇÃO E GESTÃO DE UCs

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2004

11/08/2004 A participação social nos processos de criação e gestão de unidades de conservação em todo o Brasil é o tema central da oficina de Gestão Participativa do SNUC, que se encerra amanhã, no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília. Organizado pela Diretoria de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA com o apoio do Ibama, do WWF-Brasil, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), da The Nature Conservancy e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o evento integra o processo de implementação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei no 9.985/2000, e o cumprimento de compromissos assumidos pelo Brasil junto à Convenção sobre Diversidade Biológica.
A oficina, que começou na terça-feira, visa definir os princípios e formular as diretrizes que orientarão a participação da sociedade nos processos de consulta pública e de gestão relacionados a unidades de conservação. A matéria-prima para a definição desses princípios e diretrizes são as experiências apresentadas ao longo do evento, envolvendo unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável de várias partes do país. Os relatos são feitos por representantes de entidades da sociedade civil, chefes de áreas protegidas, técnicos governamentais e consultores que participaram da criação e integram conselhos gestores de unidades de conservação.
Os debates resultarão em um documento a ser apresentado ao Fórum Nacional de Áreas Protegidas, instância de debate público que visa a formulação da Política Nacional de Áreas Protegidas. O texto também será discutido no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, que ocorrerá em outubro, em Curitiba (PR). O texto final, a ser publicado pelo Ministério do Meio Ambiente, será a referência para a aplicação da política oficial relacionada ao processo de criação e de gestão de unidades de conservação no país.

Fonte: MMA – Ministério Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.