Panorama
 
 
 

QUATRO PESSOAS MORREM EM ACIDENTE EM USINA NUCLEAR JAPONESA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2004

Tragédia na usina Mihama aconteceu no dia em que se lembram os 59 anos do bombardeio atômico de Nagasaki

09-08-204 Pelo menos quatro pessoas morreram em um acidente nesta segunda-feira na usina nuclear de Mihama, no Japão. Não houve vazamento de radioatividade, mas este é o acidente com maior número de vítimas ocorrido em uma usina nuclear japonesa. Sete trabalhadores ficaram feridos devido, provavelmente, a um forte vazamento de vapor no reator.

Vários outros acidentes nucleares já ocorreram no Japão nos últimos anos. Em 1999, na usina de Tokaimura, dois trabalhadores foram mortos quando faziam uma mistura de material radioativo em um balde. Muitos outros foram feridos e centenas de civis foram impactados com a radiação. Em 1997, também em Tokaimura, uma explosão lançou gás radioativo na atmosfera. Em 1995 um acidente com o reator causou o fechamento da usina de Monju. Na mesma usina de Mihama, já houve um sério vazamento de radioatividade em 1991. O Japão é dependente da perigosa energia nuclear para geração de eletricidade. Enquanto as causas do acidente ocorrido hoje em Mihama ainda permanecem indefinidas, uma coisa é certa: há

mais e piores acidentes por vir. Alternativas para geração de energia, como o vento, não são apenas mais seguras, mas também mais limpas e baratas do que a nuclear.
O acidente de Mihama aconteceu no mesmo dia em que se lembra os 59 anos do bombardeio atômico de Nagasaki. Para marcar os ataques a Hiroshima e Nagasaki, o Greenpeace Brasil realizou uma ação na semana passada em Brasília, denunciando a falta de segurança nuclear no País e também o descaso do governo com as vítimas do pior acidente radiológico do mundo: o do Césio 137 em Goiânia, em 1987. Até hoje, as pessoas afetadas não foram devidamente indenizadas e continuam sem auxílio adequado do governo brasileiro. “O acidente do Japão só vem reforçar ainda mais a necessidade de se investir, em todo o mundo, em fontes de geração de energia mais seguras para a população e para o meio ambiente”, afirmou Sérgio Dialetachi, coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace Brasil. “Que essa tragédia sirva de alerta para o governo Lula, que pretende construir a usina nuclear de Angra 3”, complementou.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.