Panorama
 
 
 

CATADORES, NO ALTO TIETÊ, SÃO CAPACITADOS PARA FORMAR COOPERATIVAS DE COLETA SELETIVA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2004

16/08/2004 Com o objetivo de reduzir em 30% o volume de lixo encaminhado para os aterros sanitários, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA está promovendo a implantação de programas municipais de coleta seletiva na região do Alto Tietê. No último sábado (14/8), a SMA, em parceria com a Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho – SERT e as prefeituras municipais, iniciou um curso de capacitação de catadores de Salesópolis e Ferraz de Vasconcelos.
Pedro Calado
Segundo Martinus Filet, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, órgão da SMA, os municípios de Suzano, Poá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis, com um total de 540 mil habitantes, geram diariamente um volume estimado de lixo de 378 toneladas. Uma turma de 72 catadores, sendo 30 de Suzano, 30 de Biritiba-Mirim e 12 de Poá, realizou o curso, iniciado em maio e cuja entrega de certificados ocorreu no dia 31 de julho último. Filet, que representou o secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, lembra que o projeto, coordenado pela SMA e com o apoio técnico da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, está sendo viabilizado com recursos federais, dentro do Programa Nacional de Meio Ambiente – PNMA, do
Ministério do Meio Ambiente, prevendo ainda o desenvolvimento de programas de educação ambiental e de coleta seletiva. Filet explica ainda que, como estava previsto nos objetivos da capacitação, os catadores qualificados já estão trabalhando em cooperativas de coleta seletiva, nos seus respectivos municípios. Por enquanto, estão recolhendo os materiais, separando e armazenando-os em galpões provisórios, mas futuramente deverão trabalhar em centrais de triagem próprias que estão sendo construídas com recursos do PNMA, cujo conclusão está prevista para o final deste ano.
Além de Filet, também prestigiaram os eventos, entre outros, o prefeito de Suzano, Estevam Galvão de Oliveira, e a presidente do COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Biritiba-Mirim, Lidiane de Siqueira Fernandes.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.