Panorama
 
 
 

OITO PROPOSIÇÕES E TRÊS MOÇÕES FOI O SALDO DA PRÉ-CONFERÊNCIA EM CAXIAS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2004

16/08/2004 - A consolidação dos sistemas institucionais ambientais, a integração dos setores de gestão ambiental e a desburocratização nos licenciamentos foram, entre outros, os temas abordados na primeira pré-conferência da Conferência Estadual do Meio Ambiente - Confema 2004, realizada nesta segunda-feira (16/08), em Caxias do Sul.
Tendo por local o bloco H da Universidade local, o evento contou com as presenças do Pró-Reitor de Extensão da UCS, José Carlos Köche; José Antonio Adamoli do Coredes-Serra; do presidente do Comitê da Bacia Taquari-Antas, Isidoro Zorzi; de gerentes regionais de órgãos vinculados à Sema e Ibama; de representantes de prefeituras da região e universitários.
A abertura foi feita pela coordenadora da comissão organizadora da Confema, Vera Callegaro, que explicou as razões e objetivos da Conferência. Na seqüência, o diretor-técnico da Fepam, Mauro Moura, apresentou um painel sobre gestão ambiental e o secretário-executivo do Conselho de Recursos Hídricos, Paulo Paim, discorreu sobre a mudança de paradigmas no conceito de recursos hídricos.
O presidente do Comitê da Bacia Taquari-Antas, Isidoro Zorzi, propugnou “a consolidação do sistema sem divisões municipais, pois acredita que a bacia é a unidade de descentralização de decisões”. Por sua vez, o representante do Coredes-Serra, José Antonio Adamoli, lamentou “a falta de sintonia entre as diversas instâncias ambientais, decorrência de uma integração inexistente, aliada ao engessamento imposto pelo Estado”.
Foram apresentadas oito proposições e três moções por parte de entidades e organizações presentes, o que na avaliação da coordenadora foi o esperado. Segundo Vera Callegaro, a articulação dos sistemas hídrico, florestal e de proteção ambiental voltados para uma gestão adequada que permita o desenvolvimento com sustentabilidade nortearam as discussões nesta primeira pré-conferência.
A segunda pré-conferência acontecerá nesta quarta-feira (18), no auditório da Agência da Lagoa Mirim da UfPel, em Pelotas.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.