Panorama
 
 
 

PESQUISADORA EXPLICA IMPORTÂNCIA DAS MATAS DE GALERIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2004

A tese de doutorado da pesquisadora da Embrapa Cerrados (Brasília – DF) Lucília Parron, defendida este ano na UnB, mostra como é importante para o produtor e para o ambiente a conservação das matas de galeria. A novidade do estudo é que ele avalia a ciclagem de nutrientes em função da topografia. O estudo foi feito no Córrego Pitoco, na Reserva Biológica do IBGE, no Distrito Federal.
Lucília explica que estudou nutrientes como o nitrogênio, o carbono, o fósforo, o potássio, o magnésio, o enxofre e o cálcio e como acontecia a passagem desses nutrientes da água para o solo e para as plantas. Ela descobriu que a ciclagem ocorria de maneiras diferentes de acordo com a topografia. Ou seja, mais perto da margem do córrego, a dinâmica de transporte de nutrientes é diferente de como ela acontece em uma faixa um pouco mais afastada da mata de galeria.
Como os nutrientes são os responsáveis pela alimentação das espécies vegetais, essa diferença na ciclagem tem papel importante na biodiversidade das matas de galeria. Atualmente, de acordo com a legislação, os proprietários devem preservar pelo menos uma faixa marginal de 30 metros de largura em caso de córregos pequenos. Lucília acredita que a conservação dessa faixa é importante, mas defende que toda a mata de galeria seja preservada, o que equivale a uma faixa de 50 a 100 metros.
"Preservando 30 metros, temos um tipo de vegetação. Em 60 metros, existem mais tipos", avalia. Ela explica que as matas de galeria ocupam apenas 5% da área do Cerrado, mas são responsáveis por 32% da sua biodiversidade. Além de preservar a biodiversidade, ela explica que manter a mata de galeria garante a qualidade e o volume da água dos córregos.
A Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, orienta os produtores interessados em recuperar as margens de córregos e rios. Basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC pelos telefones (61) 388-9953/ 388-9941 ou pelo e-mail sac@cpac.embrapa.br .

Vivian de Moraes - MTb/SP 294.621
Embrapa Cerrados
Contatos: (061) 388 9953 - vivian@cpac.embrapa.br

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.