Panorama
 
 
 

PLANEJAMENTO DE RISCO CLIMÁTICO É TEMA DE OFICINA EM FORTALEZA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2004

20/08/2004 - A pesquisadora Ana Alexandrina Gama da Silva, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), está participando de um workshop, em Fortaleza, CE com o tema "Melhorando o planejamento de risco climático para a agricultura em áreas secas de duas regiões da América do Sul".
O encontro, que começou no último dia 16 e vai até amanhã, dia 20, é uma promoção do Nacional Agricultural Research Institute of Uruguay (INIA) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), com apoio do American Institute for Global Change Research (IAL) e do Asian Pacific Network (APN).
O objetivo do workshop é preparar uma proposta para o estabelecimento de um programa de pesquisa que englobe os aspectos de avaliação e planejamento do risco climático na produção agrícola da região Sudeste da América do Sul, que abrange países como a Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, além do Sul do Brasil; e do Nordeste brasileiro.
Depois de pronta, a proposta será apresentada ao IAL. O encontro também servirá para a troca de experiências entre os países da América do Sul e da Ásia, uma vez que existem grandes semelhanças na condução do planejamento de risco climático nas duas regiões, o que pode levar ao estabelecimento de projetos de pesquisa em comum no futuro.
Ana Alexandrina desenvolve trabalhos na área de zoneamento de risco climático. A pesquisadora foi responsável pela elaboração dos zoneamentos do milho e sorgo em Sergipe no ano de 2004. "Este trabalho é de grande importância para o agronegócio do Estado, principalmente pela abertura de linhas de créditos para produtores da região", destaca Ana Alexandrina.
Para ela, o principal resultado alcançado em todo o Brasil pelo programa de zoneamento é o aumento da produtividade em função da redução das perdas pelo conhecimento do risco climático, do uso de alguma tecnologia de produção e de cultivares adequadas.

Maiores Informações:
Eduardo Pinho Rodrigues - MTb/GO 1073
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Contatos: (79) 226-134 - edpinho@cpatc.embrapa.br

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.