Panorama
 
 
 

RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS AUMENTA 152,8% NO PARANÁ

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) - Brasil
Agosto de 2004

O Paraná aumentou em 152,8% o índice de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, em apenas um ano. Entre os meses de janeiro e julho de 2003, foram devolvidas pelos agricultores 846 toneladas de embalagens, e, no mesmo período deste ano, o número foi de 2.139. Cada tonelada representa 25 mil embalagens retiradas do meio ambiente.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, os agricultores estão cada vez mais conscientes do mal que o agrotóxico faz à saúde e ao meio ambiente. O programa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e faz parte do programa Desperdício Zero, que tem como meta reduzir em 30% o volume de lixo produzido no estado, por meio do reaproveitamento e reciclagem de resíduos.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o projeto visa a estimular uma consciência ambiental, ao impedir que as embalagens sejam reutilizadas no armazenamento de outros produtos ou que sejam jogadas no meio ambiente.
De acordo com levantamento do Inpev, nos sete primeiros meses deste ano foram entregues, nas unidades de recebimento paranaenses, 59,4% das embalagens de agrotóxicos utilizados na agricultura. No acumulado entre janeiro e julho de 2004, o Paraná atingiu o volume de 2.139 toneladas de embalagens recolhidas, seguido pelo Mato Grosso, com 2.125, e São Paulo, com 1.550 toneladas.
O estado conta com 15 centrais licenciadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Atualmente, existem 10 empresas recicladoras em todo o país, que produzem diversos artefatos, resultantes das embalagens lavadas e devolvidas pelos agricultores brasileiros.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Lúcia Nórcio)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.