Panorama
 
 
 

BALEIAS FRANCA COMEÇAM A APARECER EM SANTA CATARINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2004

(25/08/04) - Pesquisadores do Projeto Baleia Franca avistaram 42 baleias nesta terça-feira, durante o segundo sobrevôo da atual temporada no litoral sul, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eram, na maioria, fêmeas com filhotes. Anualmente, as baleias migram para as águas tropicais em busca de alimentação e reprodução.

Ibama

O mais provável é que parte dos adultos tenha se dispersado para outras áreas, enquanto um grupo de fêmeas deve ter permanecido para ter seus filhotes. “Estamos analisando as fotografias para confirmar essa hipótese", diz José Truda Palazzo, chefe do projeto administrado pela Coalizão Internacional da Vida Silvestre –IWC/Brasil. Criado em 1982 com a finalidade de monitorar a população remanescente dos cetáceos no sul do Brasil, o Projeto Baleia Franca completa 22 anos que serão comemorados em setembro, durante o I Mês da Baleia Franca, cujo slogan será: “Baleia vale mais viva do que morta”. O projeto tem o apoio do Ibama, que participa das atividades por meio do Centro de Mamíferos Aquáticos.

O objetivo do evento é promover a observação das baleias e a discussão sobre a importância da manutenção desses grandes mamíferos aquáticos, que, apesar do apelo mundial, ainda são cobiçadas pelos países caçadores como o Japão e a Noruega, por exemplo.
As atividades do I Mês da Baleia Franca serão concentradas nos municípios de Jaguaruna, Laguna, Garopaba e Imbituba, em Santa Catarina, situados ao longo de uma faixa de 130 quilômetros ao sul de Florianópolis. Palestras, gincanas, esportes radicais e shows estão na programação. Estudantes, especialistas e demais interessados poderão participar do Encontro dos Projetos Brasileiros de Conservação Marinha, no Laguna Tourist Hotel e do Encontro da Rede Latino-Americana de Áreas Protegidas com Baleias, no Silvestre Praia Hotel, em Imbituba, durante o mês de setembro.
Ascom/Sede

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Jaime Gesisky)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.