Panorama
 
 
 

EMBRAPA RONDÔNIA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2004

(24/08/2004) Fontes renováveis de energia, combustíveis renováveis e não-poluentes e o potencial do biodiesel compuseram a pauta das discussões durante o "I Seminário Biodiesel – Desenvolvimento Sustentável, socioeconômico e ambiental de Rondônia", realizado em Porto Velho, capital, nos dias 19 e 20. A alternativa do biodiesel, obtido através de óleo vegetal que passa por um processo químico com etanol ou metanol, norteou o rumo das discussões para a implantação do combustível em Rondônia, perspectiva apresentada por um grupo de trabalho através de um protocolo de intenções.
O biodiesel apresenta praticamente as mesmas propriedades do óleo diesel mineral, além de ser 50% menos poluidor e não liberar CO2 na atmosfera. O Brasil vem sendo apontado como potencial líder na sua produção, já que desponta na produção de oleaginosas. "A Embrapa oferece tecnologias para viabilizar a produção de soja, mamona, girassol e amendoim e essas técnicas podem contribuir no desenvolvimento do combustível alternativo", disse o gerente geral da Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Newton de Lucena Costa.
Em Rondônia, a Unidade da Empresa desenvolve trabalhos no Campo Experimental de Vilhena (sul do Estado) com algodão e soja, oleaginosas potenciais para a produção do biodiesel. O seminário em Porto Velho envolveu os Ministérios de Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário, de Minas e Energia e instituições como Petrobras, Centrais Elétricas de Rondônia, Eletronorte, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Gerência de Ciência e Tecnologia de Rondônia. Universidade Federal de Rondônia, Instituto de Tecnologia Social e deputado federal Eduardo Valverde (PT) realizaram o evento. Mais informações: assessoria de comunicação social Embrapa Rondônia: (69) 225-9387 ou sac@cpafro.embrapa.br.
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Rondônia
Contatos: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br

Fonte: EMBRAPA (www.embrapa.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.