Panorama
 
 
 

FUNDAÇÃO FLORESTAL LANÇA LIVRO E SITE SOBRE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2004

27/08/2004 - Um livro sobre recuperação florestal, enfocando a questão desde o plantio da muda até a formação de uma floresta, e um “site”, com informações sobre sementes de espécies vegetais nativas, serão apresentados no dia 3 de setembro próximo (sexta-feira), às 9,30 horas, pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, em evento no Auditório Augusto Ruschi, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo.

Marcelo Manara
O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, vai abrir o evento em que, além do lançamento do livro “Recuperação Florestal: da Muda à Floresta” e do “site” Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo, está programada uma palestra sobre o novo Sistema Nacional de Sementes e Mudas definido pela Lei Federal 10.711/03. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 11-6997.5051 ou pelo e-mail

Marcelo Manara

recuperacao@fflorestal.sp.gov.br. O “site” da rede de sementes é www.sementesriosaopaulo.sp.gov.br. Segundo a diretora-executiva da Fundação Florestal, Antonia Pereira de Avila Vio, o livro e o “site” têm o objetivo de promover o aprimoramento dos projetos de recomposição das matas nativas, cujo sucesso não depende apenas da produção de mudas e do seu plantio no campo. “Mais do que isso, é necessário assegurar a sustentabilidade dos povoamentos que vêm sendo implantados, reproduzindo a diversidade e a complexa dinâmica das florestas tropicais, o que requer a adoção de técnicas apropriadas”, explicou.

Da muda à floresta

O livro “Recuperação Florestal: da Muda à Floresta” proporciona uma visão geral de todas as fases desses empreendimentos, desde a escolha dos métodos de recuperação até os indicadores para avaliação do êxito do repovoamento, incluindo ainda uma planilha para calcular os custos estimados.
A publicação tem textos de vários autores, coordenados pela gerente de Desenvolvimento Florestal da instituição, Claudette Marta Hahn, mesclando informações extraídas de documentos acadêmicos com conhecimentos práticos resultantes da experiência acumulada pelos profissionais da Fundação Florestal na análise e acompanhamento
de projetos. Segundo Hahn, a publicação ressalta que o planejamento da recuperação e os tratos culturais realizados após o plantio são itens decisivos para que a recomposição vegetal seja bem-sucedida. Os demais autores do livro são os analistas de recursos ambientais da Fundação Florestal Adriana Neves da Silva, Cleide de Oliveira, Elisa Maria Amaral e Paulo Valladares Soares, além do engenheiro agrônomo Marcelo Manara, da WMT Consultoria Ambiental.

Rede de sementes

O “site” Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo vai abrigar páginas com dados sobre legislação, produtos e serviços sobre mudas e sementes florestais, além de informações técnicas sobre 580 espécies nativas usadas em projetos de recuperação e que constam na lista da Resolução SMA 47/03.
Renato Farinazo Lorza, analista de recursos ambientais da Fundação Florestal, explica que no endereço www.sementesriosaopaulo.sp.gov.br os interessados poderão verificar as espécies indicadas para a região de implantação do projeto, além de conhecer suas utilidades e em quais formações vegetais ocorrem.
Lorza acrescenta que essas consultas também poderão ser feitas com base nas épocas de floração ou de frutificação.
Financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, o “site” é resultado do projeto “Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo”, que tem a Fundação Florestal como proponente e reúne os seguintes parceiros: Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Cati, Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz – ESALQ-USP, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, IBAMA-Lorena, IBAMA-Passa Quatro, CN-RPPN, IDACO, Ecoar, Florespi, Flora Cantareira, Flora Tietê, Instituto Oikos e Associação Serra Acima.

Programa do lançamento

09h30 - Recepção e inscrições
10h00 - Abertura
10h30 - Apresentação do livro “Recuperação Florestal: da Muda à Floresta” – Engenheira agrônoma Claudette Marta Hahn, gerente de Desenvolvimento Florestal da Fundação Florestal
10h45 - Apresentação do “site” da Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo – Engenheiro florestal Renato Farinazo Lorza, da Fundação Florestal
11h00 – Palestra “Sistema Nacional de Sementes e Mudas (Lei Federal 10.711/03)” – Engenheira agrônoma Rosângele Balloni R. Gomes, da Delegacia Federal de Agricultura de São Paulo
11h45 – Debates
12h00 – Encerramento

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eduardo Pereira Lustosa)
Fotos: Marcelo Manara

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.