GREENPEACE PROTESTA CONTRA ALTERAÇÕES NO PROJETO DE BIOSSEGURANÇA NO SENADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2004

25/08/2004 - Um grupo de manifestantes do Greenpeace (organização ambientalista) fez hoje um protesto em frente ao Senado contra a possível votação do substitutivo do senador Osmar Dias (PDT-PR) no projeto de lei de biossegurança. Pela proposta do senador, são retirados do projeto a exigência da licença ambiental do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a avaliação do Ministério da Saúde como condições fundamentais para comercialização dos produtos geneticamente modificados.
Os manifestantes ergueram um placa onde está escrito: "Senado, o Brasil não quer os transgênicos". Duas pessoas estão acorrentadas a um carro para evitar que a segurança do Congresso retire o grupo do local.
A coordenadora de engenharia genética do Greenpeace, Mariana Paoli, pretende entregar ainda hoje uma carta ao senador José Sarney (PMDB-AP). No documento, a ONG defende que o conteúdo do projeto de lei não seja alterado pelos senadores. "Embora o projeto aprovado na Câmara ainda não seja o ideal, atende à maioria dos interesses não só do governo, mas das empresas e organizações não-governamentais sobre a questão do cultivo, industrialização e comercialização dos transgênicos", afima Paoli.
O projeto de lei de biossegurança foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início de fevereiro.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de Imprensa (Saulo Moreno)

Envie esta notícia a um amigo

Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.