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ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2004

A Oficina "Contextualização da linguagem na educação ambiental", fundamentada na metodologia de macroeducação desenvolvida na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi apresentada em 4 de março de 2004, no auditório da Sanasa Campinas, aos membros da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica de Piracicaba, Campinas e Jundiaí -CBH-PCJ. São 26 entidades - prefeituras, serviços autônomos de água e esgoto dos municípios, Sabesp, Associação de Engenheiros, Unicamp, Unesp, PUCCAMP, DAEE, Centro Paula Souza de Ensino, entre outras.
O objetivo foi sistematizar a atuação da educação ambiental, harmonizando o "diálogo" entre os diversos representantes desse Fórum das Águas, com formação e linhas de atuação diversas na educação ambiental e na gestão dos recursos hídricos, com o intuito de viabilizar na Câmara Técnica de Educação Ambiental _ Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari (CTEA-CBHPCJ) a definição da Política de
Educação Ambiental do CBH-PCJ e um Programa de Educação
Ambiental que atendam a necessidade de tornar a questão ambiental um elemento transversal na gestão dos recursos hídricos, concretizado na contribuição ao Plano de Bacia. O Plano, que vai reger a política de uso (outorga) e cobrança de água na região, tem propostas de sensibilização e conscientização ambiental dos diversos segmentos da sociedade, explica Valéria Hammes, responsável pelo projeto na Embrapa.
A coordenadora da Câmara Técnica, Cecília Aranha, fez esse convite para que a oficina possa melhorar a atuação dessas várias entidades em suas respectivas áreas de atuação.
A intenção da metodologia repassada é de aumentar a eficácia (envolvimento e comprometimento), eficiência (tempo de resposta e abrangência) e efetividade (melhorias visíveis e quantificáveis na gestão dos recursos hídricos) na ação de educação ambiental na implementação do Plano de Bacia, fundamental para garantir a disponibilidade e qualidade de água para o desenvolvimento sustentável da região, com aproximadamente 4 milhões de pessoas, diz Valéria.
Cecília acrescenta que dentro da Política Federal e Estadual de Recursos Hídricos (Lei Federal 9433 de 1997 e Lei Estadual 7.663 de 1991), o Plano de Bacias é um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, tendo como unidade de gestão a bacia hidrográfica. Será aplicado no Plano de Bacia a metodologia do ver, julgar e agir, usada pela equipe da Embrapa Meio Ambiente, ligada ao Projeto de Educação Ambiental. Cecília explica que isso significa analisar a situação dos recursos hídricos, mensurar os seus impactos e listar as ações para sua melhoria.
O Plano 2004-2007 pretende formular ações mais localizadas com políticas definidas. Neste sentido, é papel da CT- EA introduzir as políticas de educação ambiental para melhorar a situação dos recursos hídricos e formalizar o programa como forma de efetivar a ação planejada.
Um indicador concreto sobre essa contribuição indireta são as reuniões marcadas com as demais Câmaras Técnicas dos Comitês para se tratar da possibilidade de parceria formal, viabilizando, assim, o exercício da transversalidade da questão ambiental, sem, no entanto, se perder o foco principal, que está associado a competência do Fórum, que é o de contribuir para a gestão dos recursos hídricos. Cecília enfatiza que a contribuição dos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente é necessária para a conscientização da população para a formação de uma sociedade sustentável.

O Plano 2000-2003 pode ser acessado pelo endereço www.comitepcj.sp.gov.br

Fonte: Embrapa (www.embrapa.br)
Assessoria de imprensa
Cristina Tordin

 
 
 
 

 

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