Panorama
 
 
 

DESATIVADO GARIMPO DENTRO DE ESTAÇÃO ECOLÓGICA NO AMAPÁ

Panorama Ambiental
Macapá (AP) - Brasil
Fevereiro de 2004

O Ibama/AP em parceria com a Polícia Federal e com apoio do Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) operação para a retirada de um garimpo dentro da Estação Ecológica do Jari, no Estado do Amapá. A ação conjunta aconteceu de 09 a 12 deste mês, envolvendo 23 técnicos da área ambiental.
Durante a operação, foram lavrados 4 autos de infração e 12 pessoas ficaram detidas para prestar depoimentos e servirem de testemunhas, sendo 04 presas em flagrante (proprietários dos maquinários utilizados no garimpo do Cumaru). Foram apreendidas ainda 13 espingardas e 03 revólveres além de inúmeras armas brancas.
A fiscalização apreendeu também mercúrio, balanças e outros utensílios e os motores inutilizados. Para dar maior consistência ao laudo técnico, foram coletadas amostras de sedimentos de solo e encaminhados através da Empresa Jari Celulose para análise no Rio de Janeiro. Cerca de 21 barracos foram destruídos, bem como toda a estrutura existente no local e os animais cativos utilizados para consumo no garimpo.
A ESEC Jari foi criada pelo decreto n° 87.092 de abril de 1982. Ocupa uma área de 227.126 ha e situa-se nos municípios de Laranjal do Jarí/AP (40% da área) e Almeirim –Distrito de Monte Dourado/PA (60% da área). Com o objetivo de preservar uma amostra da Floresta Amazônica; conservar ecossistemas representativos da região; desenvolver pesquisa e educação ambiental integrados ao desenvolvimento sustentável da região, todavia, por ser uma unidade de proteção integral, não é permitido tal atividade.
O garimpo, realizado clandestinamente, se constitui em fonte de degradação dos ecossistemas e poluição, sobretudo mananciais hídricos e camada vegetal e solo, poluindo os rios da região, neste caso o Jari e seus afluentes. A Polícia Federal lavrou o flagrante e está responsabilizando criminalmente os responsáveis.

Fonte: Ibama/Ascom (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.