Panorama
 
 
 

ESPÍRITO SANTO PRODUZIU 14 MIL TONELADAS DE PESCADO EM 2003

Panorama Ambiental
Vitória (ES) - Brasil
Fevereiro de 2004

A Gerência Executiva do Ibama no Espírito Santo vai divulgar, amanhã (17), às 10h, durante a reunião da Câmara Técnica de Pesca, o resultado do estudo da produção pesqueira oceânica capixaba, realizada em 2003, que registrou o número de 14 mil toneladas. Um fator positivo constatado na pesquisa realizada pelo Ibama foi o alto valor econômico das espécies mais pescadas no litoral, colocando a pesca capixaba entre as mais rentáveis do Brasil.
O peixe mais pescado em 2003 foi o dourado com três mil toneladas, seguido do peroá com 2,5 mil toneladas. O município que se destacou na produção pesqueira foi o de Itapemirim, registrando o número de 2,8 mil toneladas. Dezembro foi o mês mais produtivo de 2003 atingindo a marca de 1,6 mil toneladas.
Pesquisa - O estudo da produção pesqueira oceânica capixaba mede a quantidade por espécie em todos municípios costeiros e tem como objetivo monitorar esta atividade para medir seu grau de sustentabilidade ambiental. O levantamento começou a ser feito em novembro de 2002 e está dividido por região e município.
Segundo o engenheiro de pesca do IBAMA-ES e coordenador da pesquisa, Jair Valentim, com os números obtidos será possível chegar a conclusões importantes a respeito do setor de pesca no Espírito Santo, dando base para algumas ações: “Se for constatado, por exemplo, um alto grau de exploração pesqueira, algumas ações no sentido de se preservar a fauna marinha poderão ser tomadas. Mas esses dados devem ser avaliados com critérios corretos e por todas pessoas envolvidas com a pesca, desde os pescadores, passando pelos proprietários de indústrias, até chegar aos estudiosos da área”, explicou.
O Ibama/ES conta com quatro coletores do órgão atuando no estado, mais a ajuda voluntária de entidades, empresas e associações ligadas ao setor de pesca. No início de cada mês, é feita a coleta dos formulários com os dados registrados nos pontos de desembarque, que são analisados e, posteriormente, agrupados em uma planilha com os levantamentos dos meses anteriores. Todos números da pesquisa serão apresentados durante a reunião da Câmara Técnica Capixaba que acontece amanhã, às 10h, no auditório do Ibama-ES, Vitória.

Fonte: Ibama/Ascom (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.