Panorama
 
 
 

LAGOSTA APREENDIDA NO CEARÁ SERÁ DOADA AO FOME ZERO

Panorama Ambiental
Fortaleza (CE) - Brasil
Fevereiro de 2004

Equipe do Ibama, composta por analistas ambientais de Brasília, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, realizou um trabalho de consciência ambiental no domingo (15/02), na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE). O objetivo foi impedir a pesca e comercialização de lagosta de origem não comprovada (sem declaração de estoque junto ao Ibama) e com tamanho menor que o determinado por lei. A direção do Ibama estuda a possibilidade de doar ao Programa Fome Zero todo produto alimentar apreendido por prática de crime ambiental.
A ação, parte da Operação Naqua IV, desenvolvida pelo Ibama no litoral dos estados do Nordeste, visa proteger as lagostas que tem seu período de defeso do início de janeiro até o final de abril, época da sua reprodução. Durante estes meses a pesca do crustáceo está proibida e a comercialização só é permitida para os estoques capturados antes do

período de defeso e que foram declarados ao Ibama até 31/12/03. A equipe, composta por 19 servidores do Ibama, foi dividida em cinco grupos que percorreram a praia, conferindo o produto que estava sendo comercializado pelos vendedores ambulantes e nas barracas/restaurantes que atendem o turista ao longo da orla. O trabalho começou às 09hs e terminou às 16hs, com um total de 12 barracas e inúmeros ambulantes fiscalizados. Os analistas conferiam os estoques de lagostas e orientavam os comerciantes sobre a proibição da pesca da espécie e da possibilidade de comercialização somente dos estoques declarados.
Em duas barracas foram encontrados produtos abaixo do tamanho mínimo (11 cm de cauda para a lagosta verde e 13 cm de cauda para a lagosta vermelha) e sem a declaração de estoque registrada no Ibama até 31/12. O produto foi apreendido e as empresas multadas. Um vendedor ambulante também foi flagrado vendendo lagostas não declaradas ao Ibama e abaixo do tamanho mínimo permitido e pescada durante o período de defeso. Ele também teve seu produto apreendido e recebeu multa. Durante toda a ação foram apreendidos 35 quilos de lagosta.
O coordenador da Operação Naqua IV, Marcelo Amorim, da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, disse que a ação desenvolvida no domingo foi muito importante porque “trabalho como estes ajudam a conscientizar tanto o comerciante quanto o consumidor sobre a proibição da pesca durante o período de defeso e com tamanho irregular. Por outro lado, mostra à população que o Ibama está presente cuidando da defesa do meio ambiente”, concluiu Amorim.
Durante a ação desenvolvida na Praia do Futuro, o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, determinou, por telefone, de Brasília, que todo o produto apreendido nesta operação deverá ser doado ao Fome Zero. A intenção é firmar parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, para viabilizar futuras doações.

Fonte: Ibama/Ascom (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.