Panorama
 
 
 

ANTT RECEBERÁ RELATO DOS DANOS AMBIENTAIS COM ACIDENTE FERROVIÁRIO NO PARANÁ

Panorama Ambiental
Cuiabá (MT) - Brasil
Julho de 2004

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, deverá encaminhar à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que fiscaliza e libera a concessão das ferrovias, um relatório sobre o acidente ferroviário de ontem na rota Curitiba/Paranaguá. Um trem da América Latina Logística (ALL) teve 35 vagões descarrilados na ponte sobre o Rio São João, no quilômetro 62 da ferrovia, altura da cidade de Morretes.
A medida será tomada com o objetivo de evitar novos acidentes. O trem da ALL era composto por três locomotivas e 45 vagões que transportavam farelo de soja, milho e açúcar. Dois vagões caíram da cabeceira da ponte; cada um deles com capacidade para transportar até 60 toneladas de produto.
O local do acidente está dentro da Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi (AEIT), que abriga os parques Pico do Paraná, Parque Estadual Pico do Marumbi, Parque Estadual da Graciosa, Parque Estadual do Pau-Oco e Parque Estadual Roberto Ribas Langue. "A recorrência dos acidentes tem demonstrado que existe alguma falha na operação do sistema de transporte da ALL e não podemos mais permitir que o meio ambiente do Paraná continue pagando a conta", disse o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.
A fermentação do farelo de milho e do açúcar, acrescentou, consome oxigênio da água do rio, diminuindo a quantidade disponível aos peixes. A empresa será obrigada a tomar medidas de recuperação ambiental do rio e entorno. O IAP deverá cobrar ainda da empresa ALL ações de mapeamento de riscos e manutenção preventiva na região. O valor da multa só poderá ser calculado após a retirada dos vagões e os resultados das análises laboratoriais.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lúcia Nórcio

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.