Panorama
 
 
 

COMUNITÁRIOS DA FLONA DO TAPAJÓS TERÃO CONCESSÃO DAS TERRAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

(20/07/04) - Depois de 30 anos, a maior parte dos moradores das comunidades da Floresta Nacional do Tapajós terá a concessão do direito real de uso da terra onde vivem. Foi publicada no Diário Oficial da União, no início do mês, a Portaria nº 166, que dá ao Ibama o direito sobre 107 mil hectares, pertencentes à Secretaria de Patrimônio da União – SPU, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Dos 545 mil hectares que totalizam a área da Flona, 437 mil são do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria – Incra e ainda não pertencem ao Ibama. Porém, a maioria das comunidades residentes dentro e no entorno da Flona vive nas terras que a SPU acaba de passar para o nome da instituição. Com a transferência, cerca de 1200 famílias serão beneficiadas.
A transferência faz parte de um contrato entre a SPU e o Ibama. A concessão aos comunitários dependia desse processo e deve ser realizada em breve, afirma o chefe da Floresta Nacional do Tapajós, Angelo de Lima Francisco. Ele explica que, ao passar a concessão de uso para a Federação dos Comunitários da Flona por meio do contrato, o Ibama normatiza e formaliza o uso dessas terras para com as populações tradicionais.
“Começamos essa árdua batalha em 1998. Não imaginávamos que um mero ato administrativo, feito de governo para governo, poderia ser tão complicado. Foi um trabalho de formiguinha, mas enfim conseguimos”, comemora Angelo. Para as comunidades organizadas, esta será uma oportunidade histórica única de ter seus direitos coletivos reconhecidos.
Angelo ressalta que a Flona do Tapajós será a terceira Unidade de Conservação – e primeira Flona – do Brasil a conceder o uso para comunitários. Essa ação, até agora, era exclusividade das Reservas Extrativistas Chico Mendes e Alta Floresta, no Acre.
Hoje, um termo de ajustamento de conduta, que é um documento provisório, dá amparo legal ao direito ao desmatamento e uso sustentável dos recursos em 63 mil ha da Flona. Com o novo documento, será possível aos comunitários elaborarem um plano de utilização de acordo com as normas da legislação ambiental. Esse plano de utilização será incorporado ao plano de manejo da Flona, que já está sendo finalizado.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.