Panorama
 
 
 

DENÚNCIA FEITA EM 1978 NA SBPC IMPEDIU QUE ÍNDIOS PERDESSEM TERRAS

Panorama Ambiental
Brasília (SP) - Brasil
Julho de 2004

Em 1978, quando “o Estado brasileiro queria emancipar os índios da tutela e tirar deles o direito à sua terra, a denúncia dessa situação foi feita em uma mesa da SBPC”, recorda o professor e vice-presidente da Associação Brasileira de Antropologia do Museu Nacional, Antonio Carlos de Souza Lima. Ele fará a conferência “Índios e Poderes Públicos” no “SBPC e a Ciência Indígena”, durante a 56ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Cuiabá.
Anos mais tarde, a Constituição de 1988 põs fim à tutela indígena, porém de forma contrária a pensada em 78, afirma o professor. A Lei – diz ele - não tira dos índios o direito à terra, mas afirma a pluralidade da cultura e da etnia brasileiras e retira dos índios a posição de “inferiores” e, assim, a necessidade de um tutor. Ela estabelece aos povos indígenas todos os direitos de um cidadão brasileiro e, na prática, “é muito mais um marco para os movimentos indígenas do que uma mudança política”, ressalta Souza Lima.
Em 1991, uma série de decretos do então presidente Fernando Collor de Melo, impôs a necessidade de políticas públicas para os índios, em relação à demarcação de terras, assistência à saúde, proteção do meio ambiente em terras indígenas, auto-sustentação dos povos indígenas e educação. Em 1994, os decretos passaram a ser, de fato, colocados em prática e começaram a ser criados setores específicos nos ministérios para cuidar da questão.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.