Panorama
 
 
 

PARTICIPE DA NOVA CAMPANHA DO GREENPEACE CONTRA OS TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Janeiro de 2004

Nesse momento crítico dos transgênicos no Brasil, o Greenpeace acredita que a sociedade civil deve se engajar para valer. Com a liberação do plantio e comercialização da soja geneticamente modificada pela Medida Provisória 131, e o projeto de lei sobre biossegurança que foi enviado para votação no Congresso Nacional, é fundamental que a opinião pública pressione e influencie o governo federal.
Para informar a população e incentivar sua participação no de bate dos transgênicos, o Greenpeace promoveu uma grande campanha em sete Estados do país e no Distrito Federal: Brasília (DF), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Paranaguá (PR). As ações forma realizadas em supermercados, onde os ativistas rotularam alguns produtos com o selo “pode conter transgênicos”. Depois, devolveram ao estabelecimento itens igualmente

suspeitos, adquiridos com antecedência, justificando que não querem consumir produtos com organismos geneticamente modificados (OGMs). O Greenpeace também aproveitou a passagem pelas cidades para fortalecer as alianças com parceiros locais.
Foi criado um hotsite da campanha, que contém informações básicas sobre o são os transgênicos e os danos que podem causar ao meio ambiente a à segurança alimentar. A nova ferramenta também orienta o internauta a realizar discussões sobre o assunto e a distribuir o Guia do Consumidor em sua cidade. Além disso, possui um “passo-a-passo” para que as pessoas possam devolver produtos transgênicos aos supermercados. Afinal, já que eles não são rotulados, o consumidor muitas vezes é lesado em seu direito de saber se o produto que está comprando contém OGMs.

Visite o hotsite da campanha de Engenharia Genética e participe!
(www.greenpeace.org.br/consumidores).

  • Divulgue o Guia do Consumidor entre seus colegas, amigos e parentes
  • Envie cartas às empresas da lista vermelha do Guia
  • Devolva os produtos com transgênicos aos supermercados. A lei garante esse direito ao consumidor
  • Promova debates sobre os OGMs
  • Divulgue o spot de rádio e o artigo da nossa campanha nas rádios e nos jornais da sua cidade
  • Receba o boletim semanal produzido pela Rede Por um Brasil Livre de Transgênicos, para manter-se informado

Tem chocolate na lista verde

Maior indústria de alimentos do país, a Nestlé decide dar garantias de que seus produtos não contêm transgênicos; Ducôco também se compromete. Em meio a toda a confusão sobre o plantio da soja transgênica no Brasil, no dia 30 de setembro a Nestlé enviou um e-mail ao Greenpeace, comprometendo-se a não utilizar ingredientes geneticamente modificados em seus produtos. Para o Greenpeace, essa vitória é o resultado da pressão dos consumidores, que vêm participando ativamente desta campanha.
Em agosto, a Ducôco também decidiu garantir que não utiliza transgênicos. A empresa usa derivados de soja e milho, as principais espécies que possuem variedades geneticamente modificadas, em alguns produtos da sua linha de achocolatados, sobremesas em pó, sucos e refrescos.
Agora, são mais duas empresas na lista verde do Guia do Consumidor, que já saiu com mais de 50 mil cópias impressas atualizadas em outubro. Ainda mais motivados por essas conquista, vamos seguir pressionando para que as indústrias que continuam na lista vermelha se comprometam. Participe!

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa (Diário de Bordo)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.