Panorama
 
 
 

CÂMARA VAI CRIAR COMISSÃO PARA TRATAR DA REGULAMENTAÇÃO MINERAL E FLORESTAL EM ÁREAS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

Comissão Especial da Câmara destinada a sistematizar todos os projetos de lei que tratam da regulamentação mineral e florestal em reservas indigenas será criada pelo presidente da Câmara, deputado João Paulo(PT-SP), nos próximos dias. João Paulo disse que foi procurado por parlamentares para a criação da comissão e concordou com a iniciativa, já que existem muitos projetos tramitando na Casa sobre a mesma matéria.
O deputado Miguel de Souza(PL-RO), um dos autores da iniciativa, disse que a criação dessa comissão será muito importante na medida que ela irá trabalhar para buscar um texto de entendimento para a regulamentação do artigo 231 da Constituição. Segundo ele, esse artigo estabelece que a exploração mineral e florestal em reserva indigena só poderá ser feita por indios ou outros povos, mediante autorização do Congresso.
O parlamentar, que integra a comissão externa da Câmara destinada a fazer as investigações sobre o massacre de garimpeiros na reserva indigena de Roosevelt, em Rondônia, afirmou que enquanto não for regulamentado o artigo 231 da Constituição está proibida a exploração mineral e florestal nas reservas indigenas.
Miguel de Souza afirmou, no entanto, que mesmo com a proibição constitucional a exploração vem sendo feita "de forma ilegal". "É preciso regulamentar a exploração e acabar com essa hipocrisia, já que a ela vem sendo feita por indios e não indios", disse.
Segundo o parlamentar, a hipocrisia é porque a exploração existe "o próprio indio quer a melhoria e o Brasil está perdendo divisas já que os produtos minerais e florestais estão saíndo de forma clandestina e as autoridades fazem vista grossa".
Enquanto os parlamentares tentam regulamentar o dispositivo constitucional, analisando os cinco projetos que tratam da matéria, a Assessoria da Casa Civil informou que o órgão acabou de receber e vai iniciar a análise da minuta de Decreto do Ministério das Minas e Energia para disciplinar a exploração mineral em reservas indígenas.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Iolando Lourenço

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.