Panorama
 
 
 

GOVERNADOR INAUGURA PÓLO ECOTURÍSTICO NA ANTIGA ESTRADA CAMINHOS DO MAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Abril de 2004

José Jorge/SMA

"Aqui houve a primeira ação de Governo", salientou o governador Geraldo Alckmin em seu discurso na reabertura da antiga estrada que liga o Planalto à Baixada Santista, para visitação pública dentro do Projeto Caminhos do Mar – Pólo Ecoturístico, no último domingo (17/4) Diante da Casa de Visitas do Alto da Serra, mostrou que, com a parceria das secretarias estaduais do Meio Ambiente, de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, de Cultura, de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e dos Transportes, foi possível criar mais uma opção de lazer para os paulistanos, num projeto que engloba preservação, cidadania e ecoturismo, em uma área de reserva de Mata Atlântica.

"Dois terços da Mata Atlântica que sobrou no Brasil se encontram no Estado de São Paulo. Nós temos o dever de preservá-la para que as próximas gerações possam desfrutá-la", enfatizou o governador.
Alckmin entregou o diploma para um representante da primeira turma de 20 monitores, que vão acompanhar os visitantes e apresentar toda a beleza da Mata Atlântica e dos monumentos históricos ao longo dos caminhos dos quatro roteiros propostos, além de alertar o público sobre a necessidade de sua preservação.
Maria Cecília Wey de Brito, diretora do Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, disse que o meio ambiente exuberante que se pode apreciar nesse caminho é resultado do trabalho dos órgãos ambientais para proporcionar à população deste Estado uma boa qualidade de vida".
Depois da apresentação do Pólo Ecoturístico e discurso das demais autoridades, o governador, acompanhado da primeira-dama do Estado, d. Lu Alckmin, dos secretários, dos jornalistas e do público inscrito, liderou a primeira caminhada de oito quilômetros, descendo pela Estrada Caminho do Mar, seguindo um dos roteiros que será oferecido para os visitantes. E, em cada monumento histórico, ouviu com atenção as apresentações culturais como as de um grupo coral no Rancho da Maioridade, a encenação de atores mostrando os hábitos e vestimentas da época do império no monumento do Pico e a apresentação da dupla de cantores líricos no Padrão de Lorena, organizados pela Secretaria de Cultura.
Segundo o presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara, "o que se faz em parceria caminham e dão certo. A CETESB se fez presente nesse projeto monitorando todas as bicas ao longo dos trajetos, certificando os visitantes sobre a potabilidade das águas para o consumo".

A visitação

O "Caminhos do Mar – Pólo Ecoturístico" faz parte do plano de manejo do Parque Estadual da Serra do Mar, que está sendo elabora pelo Instituto Florestal. Como no passado, o Caminho do Mar, conhecido como a “Trilha dos Tupiniquins”, era utilizado por índios, jesuítas e bandeirantes, hoje está vocacionado para atividades de ecoturismo.
Em meio à Mata Atlântica, entre ipês, aroeiras, guatambus, embaúbas e outras espécies nativas, e declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera, o pólo abrange uma área de 5.000 ha do Parque Estadual, inserido em áreas patrimoniais de concessão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento.
A gestão do Pólo Ecoturístico, bem como os investimentos, é de responsabilidade da Fundação do Patrimônio Histórico de Energia de São Paulo, sob a supervisão das secretarias parceiras.
Todas as visitas serão acompanhadas por monitores treinados e formados pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, dentro de um projeto de orientação, qualificação e criação de oportunidades para jovens no mercado de trabalho. Os monitores são estudantes da rede pública de ensino das cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, com idade entre 18 e 24 anos. Esses monitores apresentarão cada monumento encontrado no caminho, ressaltando sua importância no contexto histórico da antiga Estrada de Santos para o desenvolvimento econômico da cidade de São Paulo.

São três roteiros acompanhados pelos monitores da Reserva da Biosfera e dois operados pela EMAE:
- Ecológico/histórico: Calçada de Lorena - este passeio é feito a pé, com uma duração de aproximadamente 7 horas, com saída e retorno na Casa de Visitas do Alto da Serra.
- Histórico I - descida pelo Caminho do Mar a partir da Casa de Visitas do Alto da Serra e retorno em microônibus, com duração de 5 horas.
- Histórico II - o mesmo percurso feito de microônibus, com duração de 3 horas.
- Energético - este roteiro, operado pela EMAE, inclui visita às dependências da Usina Henry Borden e tem a duração de 3 horas.
- Expedição Caminho das Águas - a saída é da sede da EMAE, como uma parte por meio de barco pela Represa Billings até o Alto da Serra, com duração total de 3 horas.
O Pólo Ecoturístico permanece aberto ao público de terça a domingo, inclusive nos feriados, das 8,30 às 16 horas, funcionando em caráter experimental nos primeiros 60 dias, atendendo a 100 visitantes de terça a sexta e 200 aos sábados, domingos e feriados.
As visitas à Usina Henry Borden poderão ser feitas às terças, quintas e sextas-feiras, para grupos de até 30 pessoas. Os roteiros e o número de visitantes por dia foram aprovados pelo Instituto Florestal, com base em estudos anteriores, com parâmetros testados em pesquisas de diminuição de impactos de visitantes em área ambiental, que poderá ser revisto no período de funcionamento experimental.
As visitas deverão ser agendadas, a partir de 19 de abril, pelo telefone (13) 3372-3307 ramal 283.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renata Egydio)
Foto: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.