Panorama
 
 
 

ÍNDIOS TENTAM MARCAR AUDIÊNCIA COM O PRESIDENTE LULA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

Os deputados Carlos Abicalil (PT-MT), Fernando Ferro (PT-PE) e Eduardo Valverde (PT-RR) acompanham amanhã de manhã uma comissão de índios de várias etnias a uma audiência no Palácio do Planalto, com o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. No encontro, previsto para as 9 horas, os índios tentarão marcar uma audiência com o presidente Lula. Em seguida, eles irão ao Ministério da Justiça para uma reunião com o ministro Márcio Thomaz Bastos, às 10 horas.
Hoje, cerca de 100 índios passaram 10 horas no Congresso Nacional, onde pretendiam ficar acampados até ser recebidos pelo presidente Lula. O que eles querem é conversar com o presidente sobre a aprovação e homologação urgente da reserva Raposa do Sol, localizada em Roraima, e também sobre a política do governo para os povos indígenas.
Segundo o índio José Ciríaco Potiguara, vereador do PT na cidade de Baía da Traição (PB), todas as etnias que têm representantes acampados em frente ao Ministério da Justiça defendem a demarcação em área contínua. O relator do projeto sobre a Raposa Serra do Sol na Câmara dos Deputados, Lindberg Farias (PT-RJ), apresentou parecer propondo a aprovação da reserva em ilhas, o que está desagradando aos povos da região.
O líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP), informou que o presidente Lula quer e vai consolidar a demarcação das terras indígenas, não só da Raposa Serra do Sol, mas também de outras áreas, embora não tenha como dar uma resposta imediata. "O presidente está aguardando que o grupo de trabalho complete os estudos para tomar uma decisão política", disse Luizinho.
De acordo com o líder governista, o fato de a reserva Raposa Serra do Sol ser contínua, ou não, é um dos pontos a serem analisados, mas há também a questão da reserva agrícola e da substituição da população que mora na área. "Não dá para expulsar essa gente assim", afirmou.
Sobre a ocupação do salão verde pelos índios, o deputado afirmou que qualquer manifestação é legítima, mas ressaltou que "ocupar um dos poderes da República não tem amparo legal. Portanto, não há sentido em querer pressionar o Executivo ocupando o Legislativo", concluiu.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Iolando Lourenço

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.