Panorama
 
 
 

LARA PARTICIPA DE FÓRUM E DEFENDE USO DE COMBUSTÍVEIS MAIS LIMPOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Abril de 2004

José Jorge/Cetesb

Na sua participação no 1º Fórum sobre de Energia Limpa - Gás Natural Veicular, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, nesta segunda-feira (19/04), Rubens Lara afirmou que "para controlar os poluentes veiculares, o uso do Gás Natural Veicular - GNV, pode representar uma importante alternativa de combustível, substituindo outras formas de energia menos limpas, reduzindo a emissão de gases para a atmosfera e contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental". O presidente da CETESB lembrou também que o Relatório de Qualidade do Ar de 2003, recentemente lançado pela agência ambiental, mostrou que as fontes móveis de poluição continuam responsáveis pela emissão da maior parte dos poluentes atmosféricos e que, entre os veículos, o segmento que apresentou maior

crescimento é o formado pelas motocicletas e similares. Rubens Lara informou aos participantes que o monitoramento realizado pela CETESB através de sua rede telemétrica, com 29 estações fixas distribuídas na Capital, Região Metropolitana, Cubatão e Interior, permite manter atualizado o diagnóstico da poluição atmosférica, ao mesmo tempo que auxilia na definição de políticas preventivas.
Entre elas, Lara mencionou o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - PROMOT, que passou a vigorar em janeiro do ano passado.
O presidente da CETESB participou do Fórum atendendo ao convite do vereador Gilberto Natalini, autor do Projeto de Lei n.º 216/2003, que dispõe sobre o uso do gás natural e de outros combustíveis com menor potencial poluidor no sistema de transporte coletivo urbano do município de São Paulo. Entre os participantes estavam também a Secretária de Petróleo e Gás do Ministério das Minas e Energia, Maria das Graças Silva Foster; a presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gás Natural Veicular, Angela Pighini; o deputado federal Walter Feldman e o representante da Secretaria Nacional de Qualidade Ambiental, Geraldo Siqueira.

Fonte: Cetesb – Agência Ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)
Foto: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.