Panorama
 
 
 

GOVERNO NORTE-AMERICANO PLANEJA ENVIAR PLUTÔNIO PARA FRANÇA

Panorama Ambiental
Washington – EUA
Junho de 2004

Navio irá partir do porto de Charleston na Carolina do Sul, Estados Unidos, para Cherbourg na França carregado de material nuclear

O governo americano planeja transportar dos EUA para a França 150 quilogramas de plutônio enriquecido para a utilização bélica. Apesar do aviso do Departamento de Segurança americano sobre os riscos que envolvem este deslocamento, os países mantêm sua decisão.
Para apontar os perigos desta operação e firmar sua postura contra os riscos da utilização nuclear, o Greenpeace apoiou a formação da Frota do Atlântico contra os Perigos Nucleares, que irá lutar para que transportes de substâncias nucleares não ocorram. “A mobilização dos cidadãos contra a política nuclear destes países é vital para conseguirmos reduzir a proliferação destas práticas e as ameaças ambientais que elas representam”, disse Tom Clements do Greenpeace Internacional.
O carregamento transportará plutônio enriquecido em quantidade suficiente para a construção de mais de 50 armas de destruição em massa. O plutônio é uma das substâncias conhecidas mais perigosas e o seu transporte é inseguro em qualquer circunstância, pois os riscos de acidente, vazamento, roubo e ataques terroristas são enormes. Em caso de acidente, o plutônio pode espalhar-se pelo oceano e pela costa sudoeste dos EUA e da Europa, envenenando pessoas e a vida marinha por milhares de anos.
“Ao mesmo tempo em que o governo norte-americano proclama sua obsessão com o fim da proliferação e tráfico ilícito de materiais nucleares para produção de armas, ele acende a luz verde para a exportação de seu plutônio para a França”, complementa Clements. O transporte é parte de uma estratégia para a iniciar a utilização de plutônio como combustível comercial. Trata-se de uma forma suja, cara, perigosa e ultrapassada de reciclar o lixo nuclear por meio da separação do plutônio enriquecido para produção de armas nucleares e sua conversão em combustível MOX (óxido de plutônio e urânio) para ser reaproveitado no reator nuclear.

Fonte: Cetesb – Agência Ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.