Panorama
 
 
 

GREENPEACE DENUNCIA AO EXÉRCITO VENDA ILEGAL DE TERRAS PELA INTERNET

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – EUA
Junho de 2004

O coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, apresentou nesta segunda-feira (21/06), na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro (RJ), dados sobre a venda ilegal de áreas públicas da Amazônia realizada para estrangeiros, pela internet.
Com a apresentação, Adário ilustrou para os oficiais graduados do Exército o papel do Greenpeace na luta contra a apropriação da Amazônia por empresas estrangeiras. "O objetivo do Greenpeace é lutar contra a devastação da região e pelo desenvolvimento sustentável, com a melhoria na qualidade de vida da população local", diz.
Adário mostrou todas as investigações recentes do Greenpeace sobre exploração ilegal de madeira, grilagem de terras e venda ilegal de propriedades realizada pela internet, inclusive a estrangeiros, em sites como Timberlands (www.resourcesbrazil.com) e Imóveis Virtuais (www.imoveisvirtuais.com.br). O preço do hectare para a aquisição da terra é de cerca de US$ 60 e os sites oferecem excursões para estrangeiros interessados. No site da Timberlands, a propaganda oferece os lotes "sem guerra, sem furacões, sem terremotos, sem enchentes e sem mosquitos!"
Paulo Adário mostrou também a evolução do desmatamento nos últimos anos, que vem atingindo índices cada vez mais elevados. "Um dos maiores problemas na Amazônia é a ausência total do Estado brasileiro, que acaba estimulando a ocorrência de diversos tipos de ilícitos, inclusive ambientais", diz ele, cobrando uma maior presença de instituições governamentais na região.
Na apresentação, o coordenador da Campanha da Amazônia mostrou as recentes cooperações do Greenpeace com o governo brasileiro em ações de combate ao desmatamento e à extração ilegal de madeira, com apoio ao Ibama e à Polícia Federal.

Fonte: Cetesb – Agência Ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.