Panorama
 
 
 

CDB APROVA CRIAÇÃO DE REDE DE ÁREAS PROTEGIDAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) Brasil
Março de 2004

Governos de mais de 180 países se reu-niram em Kuala Lumpur (Malásia) para a 7ª Conferência da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Bio-lógica (CDB), em fevereiro. Ao final de 12 dias, a convenção aprovou um programa de trabalho forte, cujo compromisso é parar e reduzir a perda de biodiversidade até 2010, criando uma rede global de áreas protegidas e reconhecendo os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Pela primeira vez, os ecossistemas oceânicos foram incluídos nas estratégias da CDB.
“Finalmente a convenção aprovou um plano consistente, com metas e objetivos factíveis para a proteção da biodi-versidade”, afirmou o coordenador da Cam-panha da Amazônia, Paulo Adário, presente à conferência (foto).

No entanto, nenhum compromisso con-creto foi firmado por parte dos governos para a imediata implementação ou financiamento do plano de ação. Dessa forma, a CDB corre o risco de se transformar apenas em boas intenções. “Ainda falta definir o compromisso finan-ceiro efetivo dos países ricos. Os países em desenvolvimento, que detém a maior biodiversidade do planeta, também precisam implementar programas na-cionais para a criação de áreas protegidas e reconhecimento dos direitos dos povos tradi-cionais”, disse Paulo Adário.
Dois brasileiros que participam do projeto do Greenpeace Jo-vens pela Floresta, João Paulo Vieira Furtado, de 15 anos, e Cláudia Pimentel Maciel, de 16, também foram à CDB, para levar a luta dos ribeirinhos de Porto de Moz (PA) pela criação da reserva extrativista Verde para Sempre. A próxima reunião da convenção será realizada no Brasil, em 2006. Saiba mais sobre a CDB em www.greenpeace.org.br/cdb.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: J. Ishii/Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.