Panorama
 
 
 

GREENPEACE MARCA PRESENÇA EM MAIS UM FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) Brasil
Março de 2004

Depois de três edições sediadas pela cidade de Porto Alegre (RS), o Fórum Social Mundial teve na Índia uma escolha diferente este ano, pela força e diversidade dos movimentos sociais do país. Além disso, já era tempo de expandir o processo FSM para a Ásia, que nos anos anteriores teve muito mais participação de brasileiros e outros latino-americanos do que quaisquer outros povos.
Entre os dias 16 e 21 de janeiro, trabalhadores, mulheres, pacifistas, e ativistas ambientais e dos direitos humanos, ao lado dos marginalizados pelo sistema de castas, ocuparam, com muita música e dança, os arredores do evento na cidade de Mumbai. O encontro dos grupos, seguido pela troca de experiências popularizou o evento e foi seu maior trunfo.

Desta vez, o Greenpeace participou do FSM 2004 promovendo um seminário sobre as energias renováveis e uma manifestação em conjunto com a Campanha Internacional por Justiça em Bhopal. Mais de 500 pessoas — en-tre integrantes de ONGs, líderes comunitários e vítimas do acidente — marcharam até a sede da Dow Química em Bhopal, exigindo que a empresa repare os danos ambientais e provi-dencie tratamento médico aos sobreviventes do pior acidente industrial de toda a história, ocorrido em 1984.
A violação dos direitos humanos, a militarização e o acirramento das disputas políticas entre o Norte e o Sul, temas centrais do Fórum deste ano, vêm mobilizando cada vez mais ativistas, que utilizam o FSM para se agrupar e fortificar politicamente. Entretan-to, a questão ambiental não permeou todas as discussões realizadas nem nas salas de reunião, nem fora delas. A demanda do Greenpeace é que no FSM 2005 os temas ambientais estejam mais presentes e interligados aos problemas sócio-econômicos mundiais.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: S. Yashwant/Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.