Panorama
 
 
 

TÉCNICOS DO SETOR DE EMERGÊNCIAS AJUDAM A FORMULAR PLANO NACIONAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Março de 2004

Cetesb

Um grupo de técnicos, reunido pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA nos dias 16, 17 e 18 de março passados, em Brasília, está discutindo o Sistema Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais envolvendo Produtos Químicos Perigosos - P2R2, para a identificação de objetivos, estabelecimento de metodologias e definição de uma estrutura de operação.
A reunião, a pedido do MMA, foi coordenada por Edson Haddad e Marco Antônio José Lainha, do Setor de Operações de Emergência da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, com a participação de representantes da Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA, Associação Nacional de Municípios para o Meio Ambiente - ANAMMA, órgãos de meio ambiente dos Estados da Bahia

e Rio Grande do Sul, Defesa Civil e consultores do IBAMA e do MMA, que integram o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Estratégico. Segundo os representantes da CETESB, os debates foram direcionados para a identificação dos objetivos e metas a serem atingidos pelo Sistema de Prevenção de Acidentes e pelo Sistema de Atendimento a Emergências, bem como para o estabelecimento de metodologias e estratégias operacionais a serem adotadas e para o desenho da estrutura organizacional e a forma de funcionamento desse mecanismo de prevenção.
Os participantes da reunião levantaram ainda a necessidade de identificação dos atores envolvidos, definição de suas incumbências, a capacitação dos recursos humanos e a forma de participação no Sistema de Prevenção de Acidentes, Sistema de Preparação e Resposta a Emergências. Outro ponto que mereceu a atenção dos técnicos presentes foi a necessidade de estratégias para divulgação do P2R2 para a comunidade e o trato da informação quando da ocorrência de acidentes envolvendo produtos químicos, que gerem comoção na comunidade local e nacional.
Como resultado das discussões, o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Estratégico definiu que o plano nacional para o P2R2 deverá contemplar os seguintes itens em sua estrutura básica: Introdução, Abrangência do Plano, Objetivo, Diretrizes Estratégicas, Diretrizes do Plano, Modelo Institucional, Etapas de Implantação, Glossário e Anexos.
O grupo voltará a se reunir no início de abril de 2004, quando deverá concluir o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida em Emergências Ambientais - P2R2, com a presença dos técnicos da CETESB que contribuirão para a conclusão do trabalho.

Fonte: CETESB – Agência Ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.