Panorama
 
 
 

TRANSGÊNICOS: COBAIAS NO ALMOÇO NO JANTAR... E NO CINEMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) Brasil
Março de 2004

“Imagine um mundo que preserve a natureza, o ar, os rios...” Foi o início da propaganda da maior produtora de sementes de soja transgênica do mundo, em um cinema na capital paulista, numa terça-feira de dezembro. Daniela, coordenadora de mídia do Greenpeace, já conhecia a balela, pois o comercial estava há alguns dias na TV, em horário nobríssimo. A algumas poltronas de distância, porém, um espectador se manifestou: “Mentiraaaa!” Foi uma comoção na sala UOL — que, já se sabe, foi apenas uma das várias salas de cinema a testemunhar a indignação dos espectadores diante do anúncio da Monsanto.
Afinal, que mundo maravilhoso é esse da propaganda da gigante de biotecnologia, onde nem se conhece os efeitos que os transgênicos podem ter sobre o meio ambiente, e muito menos sobre a saúde humana?

Onde, diferente do que alardea a empresa, se usa ao menos três vezes mais agrotóxicos, como ocorreu no Rio Grande do Sul de 1998 a 2001 (segundo dados do Ibama)? Um mundo em que há mais concentração de recursos nas mãos de poucos (leia-se royalties nas mãos da multinacional)? Já pensou?
É também o mundo da manipulação da informação. Além de escutada em inúmeras rádios, a campanha publicitária foi e ainda é vista nas páginas das maiores revistas do país. A de maior tiragem, coincidentemente ou não, havia publicado uma estrondosa matéria de capa em defesa dos OGMs em fins de outubro. E houve até quem classificasse os comerciais como “campanha de esclarecimento”. Já pensou?
Ambientalistas e consumidores pediram ao Conar (Conselho de Autoregulamentação Publicitária) a suspensão da propaganda enganosa. O órgão decidiu que a campanha deveria ser modificada, já que de fato tinha conteúdo duvidoso, sobre o qual ainda não existe consenso.
A mensagem do Greenpeace nesse caso é a mesma que sempre foi. Transgênicos: fora do meu prato! E da minha TV, meu cinema, minha revista, meu rádio...

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: R. Petterson/Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.