Panorama
 
 
 

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA CRESCE EM RITMO MENOR, DIZ MARINA SILVA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2004

Ações de fiscalização do ministério do Meio Ambiente conseguiram reduzir o índice de desmatamento da floresta amazônica. O aumento do desmatamento que, em 2001 foi de 28%, caiu para 2% em 2003. Na prática, isso significa que o desflorestamento continua aumentando, mas vem crescendo em ritmo bem menor que o registrado em anos anteriores. Embora os índices sejam animadores, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, avalia que os 22.1000 quilômetros da floresta amazônica que foram desmatados representam o segundo maior índice já registrado na história, inferior apenas a 1995, quando foram desmatados mais de 29 mil quilômetros.“É um número altamente preocupante, mas a queda nos dá ânimo para tratar de desmatamento”, disse durante audiência pública no Senado.
Marina Silva informou que 90% da área desmatada foram desflorestados pelo Mato Grosso (44%), seguido do Pará (31%) e Rondônia (15%). Segundo a ministra, o número de ações de fiscalização aumentou. Enquanto em 2002 foram realizadas 19 grandes operações de fiscalização, em 2003 foram operacionalizadas 32 operações. “Uma delas impediu o desmatamento de 50 mil hectares da floresta”, lembrou a ministra, observando que 90% da madeira extraída na região são extraídas utilizando técnicas de manejo inadequadas.
Durante a audiência no Senado, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, também convidado pelos parlamentares para falar do Plano Amazônia Sustentável, declarou que o plano elaborado a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê ações de financiamento e inclusão social com gestão ambiental e ordenamento territorial. “Não é verdade que infra-estrutura e desenvolvimento econômico impliquem depredação dos recursos naturais”, observou acrescentando que 24% da área do território amazônico são privados, 29% são áreas protegidas e 47% são áreas públicas ou devolutas. “Por isso resolver a questão fundiária é fundamental”, disse.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ellis Regina

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.