Panorama
 
 
 
 

EXPEDIÇÃO AO PÓLO SUL GEOGRÁFICO NA ROTA
DE CHEGADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

07/01/2005 Natal e Ano Novo com um cenário bem típico dos filmes norte-americanos. Foi assim, com uma temperatura variando entre menos 12 e 9,5 graus centígrados, que a expedição científica latino-americana, formada por 12 chilenos e um brasileiro comemorou as festas de final de ano.

Com a previsão de chegar no próximo dia 9 à estação chilena Patriot Hills, a equipe percorreu 2.250 km, executou seis perfurações de gelo (entre 22 e 46 metros de profundidade), coletou dezenas de amostras da superfície de neve, e fez 2.200 km de levantamentos geofísicos - para determinar espessura, velocidade e estrutura interna do gelo, que ultrapassava 3.000 metros de espessura em alguns pontos da rota.

Essa parte do trabalho foi coordenada por Jefferson Cardia Simões, o primeiro brasileiro a fazer o percurso por terra. Ele é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do Programa Antártico Brasileiro (ProAntar), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Segundo Jefferson, quando todos os dados, análises químicas e interpretação de resultados estiverem completos (cerca de 24 meses) essa missão dará uma importante contribuição ao entendimento da variabilidade ambiental na Antártica, ao longo dos últimos 300 anos. “Essas informações serão integradas a outros estudos realizados por pesquisadores de 20 países, que fazem parte do International Trans-Antarctic Scientific Expedition (Itase).

Todo o lixo gerado pela expedição será levada ao Chile, conforme protocolo de preservação ambiental da Antártica, que determina a retirada do lixo produzido em estações, acampamentos e travessias antárticas. Dessa vez, seguindo determinação do grupo de avaliação ambiental antártico do Chile, os cientistas estão levando também 6 tóneis contento todo o dejeto produzido pelo grupo.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.