Panorama
 
 
 
 

GERALDO ALCKMIN PRESTIGIA CAMPANHA VERÃO
LIMPO 2005

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2005

03/01/2005 A Praia do Gonzaga, em Santos, foi palco neste domingo (2/1) de intensas atividades de educação ambiental para a conscientização dos veranistas da necessidade da preservação dos recursos ambientais litorâneos. O evento, com a participação do governador Geraldo Alckmin, marcou o lançamento da Campanha Verão Limpo 2005, que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, por intermédio da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental organiza pelo 17º ano consecutivo, envolvendo todos os segmentos da sociedade em todos os municípios do Litoral paulista.

José Jorge Neto

O objetivo da campanha é a integração, conscientização e participação da comunidade, envolvendo os cerca de 1,7 milhão de moradores fixos dos 15 municípios litorâneos e quase dois milhões de veranistas que buscam a região no período da temporada de verão. O lançamento da campanha, sem discursos e sem pompa, mas com intensa participação popular, contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e do presidente da CETESB, Rubens Lara. Alckmin, acompanhado dos novos prefeitos e vereadores da região, visitou a tenda montada pela CETESB, onde foram desenvolvidas atividades de educação ambiental e apresentação de peça de teatro.

O governador visitou também a exposição de animais empalhados montada pela Polícia Ambiental, mostrando espécies em extinção que foram apreendidas e que não sobreviveram aos maus tratos. Em seguida, percorreu a praia e ajudou a distribuir sacolas plásticas para os banhistas, conversando sobre a necessidade de recolher o lixo para preservar as praias, mantendo-as em condições adequadas para o banho.

Tanto Goldemberg quanto Lara, se mostraram otimistas quanto aos resultados do Verão Limpo deste ano. Para o secretário, a educação ambiental é fundamental para a conservação da natureza, especialmente nos locais de grande demanda. O presidente da CETESB salientou que os veranistas, por meio das atividades que serão implementadas até o dia 6 de fevereiro próximo, “serão estimulados a participar e assumir sua responsabilidade na proteção da natureza, que pertence e deve ser preservado por todos".

A campanha

O Verão Limpo 2005 é patrocinado pelo Governo do Estado e Comgás, com o apoio da Porto Seguro Seguros, Ecovias, Dersa, DER, Artesp e Polícia Ambiental. As atividades serão desenvolvidas sempre nos finais de semana, no horário das 9 às 17 horas, numa tenda armada na praia, onde acontecerão atividades educativas de caráter ambiental como teatro de bonecos, oficinas com materiais recicláveis, atividades circenses lúdicas e apresentação de histórias infantis, brincadeiras de quintal, como amarelinha na praia, queimada e esconde-esconde, palestras interativas, incluindo orientações de nutricionista sobre sucos, com reaproveitamento, por exemplo, de cascas de laranja e ramas de cenouras.

José Jorge Neto

Monitores estarão distribuindo sacolinhas para lixo e cartilha informativa sobre a balneabilidade das praias, aos banhistas. Ao todo, serão distribuídos 100 mil sacolinhas, 20 mil cartilhas, 10 mil tapassóis para carro, 1.100 camisetas e 1.100 bonés. Além disso, faixas e "banners" serão fixados em pontos estratégicos, como rodovias, balsas e nas próprias praias.

Os municípios envolvidos são: Santos, Ilha Comprida, Ilhabela, Guarujá, Caraguatatuba e Mongaguá, que apóiam a campanha.

Roteiro

O roteiro das atividades da Campanha Verão Limpo 2005 é o seguinte: 2/jan - Santos (Praia do Gonzaga, defronte ao Posto 3); 8 e 9/jan - Ilha Comprida (Praia do Boqueirão); 15 e 16/jan - Ilhabela (Praias do Perequê e Curral); 22 e 23/jan - Guarujá (Praia do Guaiúba); 29 e 30/jan - Caraguatatuba (Praia de Aruã); e 5 e 6/fev - Mongaguá (Praia do Centro - Praça Dudu Samba).

Ainda junto à tenda, haverá a exposição do Laboratório Móvel de Monitoramento da Qualidade da Água, da CETESB, e exposição de animais empalhados, com espécies em extinção, da Polícia Ambiental do Estado.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge Neto

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.