Panorama
 
 
 
 

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU COMPLETA 66 ANOS

Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Janeiro de 2005

(04/01/05) - O Ibama programou uma série de atividades em comemoração aos 66 anos de criação do Parque Nacional do Iguaçu na próxima terça-feira, 10. A agenda inclui a inauguração de três novos atrativos turísticos: um mirante, um trilha ecológica e uma praça. A programação também terá lançamento de concurso fotográfico e de um documentário.

As atividades começam no próximo sábado (8), quando será inaugurada a Linha Martins em São Miguel do Iguaçu (Oeste do Paraná). A nova atração turística consiste em uma trilha de quatro quilômetros no meio da mata, onde o visitante fará a caminhada ecológica e terá opções de passeio de barco pelo Rio Iguaçu e em seu afluente, o Rio Apepú. O passeio inaugural será feito com a participação de todos os funcionários do Ibama que trabalham na administração do parque e funcionários da prefeitura da cidade.

Na segunda-feira, 10, será a vez da inauguração do novo mirante e da praça Santos Dumont. O mirante e o novo acesso (com 200 metros de extensão) darão ao visitante uma visão privilegiada das quedas e do cânion do rio Iguaçu, integrando à conhecida trilha das Cataratas. Já a praça Santos Dumont ficará localizada próximo ao espaço Porto Canoas, onde será instalada uma estátua do aviador em tamanho natural.

Após as inaugurações, a administração do parque recebe autoridades das 14 cidades que compõem o entorno do Parque Nacional do Iguaçu para o corte do tradicional bolo de aniversário. Na ocasião será lançado o concurso fotográfico “A visão do Parque Nacional do Iguaçu”, exclusivamente para fotógrafos amadores dessas cidades.

Os temas do concurso serão a beleza cênica, a fauna e a flora, o entorno, os rios e cachoeiras do parque. Os prêmios variam de máquinas digitais a passeios de barco e helicóptero pelo parque. As fotografias farão parte de uma exposição ambiental no dia 5 de junho – dia do Meio Ambiente.

No encerramento do evento será exibido em primeira mão o documentário “Expedição ao Rio Floriano”, produzido pelo cineasta Beto Sporkens. O documentário de 15 minutos retrata a expedição realizada pelo Ibama em agosto do ano passado, da nascente a foz do rio Floriano, onde foram colhidas amostras biológicas e realizada fiscalização no combate a crimes ambientais.

Primeiro sítio a ser declarado Patrimônio Natural da Humanidade em 1986 e segundo mais antigo do Brasil, o parque também comemora o aumento do número de turistas no local. Em 2004, cerca de um milhão de pessoas visitaram especialmente as Cataratas do Iguaçu. De acordo com o chefe da unidade de conservação, Jorge Pegoraro, o parque é considerado exemplo do turismo sustentável, aliando visitação e conservação dos recursos naturais.

Localizado no Oeste do Paraná, o Parque Nacional do Iguaçu possui 185 mil hectares e 420 quilômetros de extensão. É um dos maiores remanescentes da Mata Atlântica (bioma que vai do Rio Grande do Norte até ao Rio Grande do Sul, restando apenas 7,3 % de sua formação original da época do descobrimento).

Santos Dumont e o Iguaçu

A Praça Santos Dumont é uma homenagem ao aviador que, em 1916, visitou as quedas quando a área ainda pertencia a Jesus Vál, um fazendeiro argentino. Maravilhado com a imponência da região, Dumont manifestou que aquelas terras, 1.008 hectares no rio Iguaçu, junto aos Saltos de Santa Maria, não deveriam estar sob domínio de um particular.

Mesmo não tendo nenhum documento atestando sua interferência no processo, três meses depois, em julho de 1916, o Estado do Paraná, declara de utilidade pública aquela área para estabelecer um povoado e um parque. Posteriormente, em 10 a janeiro de 1939, o Governo Federal cria o Parque Nacional do Iguaçu através do Decreto Nº. 1.035.

A estátua havia sido instalada em 1979, num esforço da pioneira Elfrida Engel Rios, filha do proprietário do hotel onde ficou hospedado Santos Dumont. Em 1999, com a revitalização da área turística do parque, a estátua foi retirada e guardada para posteriormente ser recolocada em um local mais apropriado.

Fonte: Ibama/Parque Nacional do Iguaçu (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa (Adilson Borges Lago)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.