Panorama
 
 
 
 

REUNIÃO DO CONSELHO DA POLÍCIA AMBIENTAL DISCUTE AÇÕES DE PLANOS DE TRABALHO E METAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2005

06/01/2005 A Polícia Militar Ambiental realizou nesta quarta-feira (5/1), na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, a 5ª Reunião do Conselho para discutir os planos e metas para 2005, com a finalidade de aprimorar a sua atuação. Na abertura da reunião foi exibido um vídeo de Educação Ambiental produzido pela corporação, com duração de 15 minutos, mostrando como a Terra se formou e as formas de agressão que vem sofrendo ao longo da história, com o acúmulo de resíduos de toda ordem, a exploração dos recursos naturais e outras atividades como a pesca, a caça e a extração de espécies vegetais.
José Jorge Neto
Em contraposição, mostra soluções ambientalmente sustentáveis como a prática da pesca esportiva, que pode se constituir em atividade geradora de emprego. Ao término da exibição, o ex-comandante da Polícia Ambiental, coronel João Leonardo Mele, parabenizou o pessoal envolvido na produção do vídeo. “A riqueza de informações e a forma didática com que foi produzido esse vídeo com certeza possibilitará sua exibição para outras instituições voltadas à questão ambiental”, disse. Em sua explanação, o capitão Carlos Alberto Ribeiro destacou a criação da linha 0800-132060, há seis meses, para receber denúncias, esclarecer dúvidas e atender a consultas sobre crimes e outras questões sobre meio ambiente, em todo Estado de São Paulo. Segundo Ribeiro, o serviço será disponibilizado para todas as unidades da corporação, por meio de um programa que procederá ao registro das ligações para, em seguida, retransmiti-las para a unidade operacional responsável pelo atendimento.

“O programa desenvolvido por policiais que atuam na área de programação, vem proporcionando agilidade no atendimento às ocorrências”, explicou.

Em outra palestra, o tenente Valdir de Sousa, chefe da Seção de Estatística da Polícia Ambiental, explicou como funcionam os indicadores de qualidade adotados para aferir as ações práticas, mostrando os aspectos positivos ou negativos no esforço de policiamento.

Objetivos

O major Nomura, que ressaltou a importância de se retomar algumas dinâmicas já existentes, fez a apresentação do Plano de Trabalho e Metas para 2005 que contempla sete objetivos organizacionais. Sãos os seguintes: criar e propiciar a captação de recursos internos para viabilizar a salvaguarda do patrimônio ambiental associado a ações de segurança pública, através do policiamento rural; consolidar parcerias para o desenvolvimento de cursos ou estágios que contribuam para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela organização; consolidar a doutrina policial militar ambiental através da produção de material técnico-científico dos trabalhos elaborados pela câmaras ambientais; viabilizar a sistematização de uma política de comunicação institucional; propiciar o fortalecimento dos mecanismos de prevenção na esfera ambiental e criminal, priorizando incrementar as ações de prevenção desenvolvidas pela organização; buscar manter a certificação das OPM e PAmb nos prêmios de qualidade; e desenvolver mecanismos que contribuam para o aumento da eficiência das ações da Polícia Militar Ambiental por meio da implantação de novas posturas operacionais que contribuam para a melhoria dos serviços prestados.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Fotos: José Jorge Neto

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.