Panorama
 
 
 
 

BIODIVERSIDADE ASSOCIADA À QUESTÃO SOCIAL
SERÁ TEMA NO FÓRUM PAN-AMAZÔNICO

Panorama Ambiental
São Luís (MA) – Brasil
Janeiro de 2005

13/01/2005 - Discutir a biodiversidade associada à questão social dos povos que vivem na Amazônia Continental é um dos objetivos do 4º Fórum Social Pan-Amazônico (FSPA), que se realizará entres os dias 18 e 22 em Manaus (AM). O debate sobre a sociobiodiversidade é novo e vai permitir que a população compartilhe seus conhecimentos para formular políticas públicas com representantes dos movimentos sociais e do governo. "As populações da Amazônia, que conseguem viver com a natureza, com a questão social, ambiental, vão ajudar a pensar políticas públicas a partir de suas experiências e vivências", afirma a presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Maria de Aquino.

A participação do governo federal, acrescenta Aquino, vai permitir que a sociedade coloque seu ponto de vista em evidência. Para ela, esse é um momento importante de sensibilização dos representantes do governo para a "construção e implementação de políticas públicas que atendam às demandas dos movimentos sociais". A partir desse encontro, ela espera as ações propostas possam resolver os problemas da Pan-Amazônica - região estratégica onde se encontram as maiores concentrações de biodiversidade, recursos hídricos, florestais e minerais do mundo. "Há alguns anos a gente não tinha esse espaço. Mas o Fórum vai possibilitar que os governos se sensibilizem para as questões que estão sendo levantadas pelas populações desses países."

De acordo com a presidente do GTA, o encontro contribui para o fortalecimento dos movimentos sociais. "Eles estavam com suas lutas isoladas. Agora estamos tentando de forma mais articulada nos fortalecer enquanto movimento social para reivindicar e ganhar mais força, mais peso político para negociar", explica.

O Fórum Social Pan-Amazônico é um espaço que possibilita o intercâmbio dos povos da Amazônia, dos diferentes movimentos e segmentos dessa região. É uma manifestação regional do Fórum Social Mundial, com o objetivo de fortalecer alianças e a solidariedade entre Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Christiane Peres

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.