Panorama
 
 
 
 

CENTROS IRRADIADORES DE MANEJO DA AGROBIODIVERSIDADE BENEFICIAM 3,5 MIL FAMÍLIAS ASSENTADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

11/01/2005 - Cerca de 3,5 mil famílias de assentamentos da reforma agrária serão diretamente beneficiadas com os Centros Irradiadores de Manejo da Agrobiodiversidade (Cimas). Até o momento, 11 Cimas foram criados e funcionam desde dezembro nos estados do Paraná, Goiás, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Pernambuco. Há também dois centros no estado de São Paulo e dois no Rio Grande do Sul.

Os Cimas resultam de parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Meio Ambiente, com investimento total de R$ 5 milhões – R$ 2,5 milhões para cada. A idéia é atender todas as regiões do país até o final de 2006. Os projetos do Cimas foram aprovados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), órgão do ministério, no final de 2004. Só nesse ano serão criados mais 10 centros.

"O Incra busca essas parcerias para construir nossas atividades e melhor atender ao desenvolvimento de nossos assentamentos. Houve uma proposta das próprias lideranças de trabalhadores para desenvolver esses centros", disse a coordenadora substituta de Projetos Especiais do Instituto, Vera Lúcia Martins Ramos. A proposta inicial, acrescentou, não está restrita aos assentamentos, mas essas famílias serão o público alvo do projeto.

Além de cursos de capacitação sobre temas relacionados a conservação genética de sementes e animais, os participantes aprenderão sobre o funcionamento de pequenas agroindústrias, dentre outros temas. "Sem o resgate do aprendizado dessas técnicas, perde-se a nossa biodiversidade", lembra a coordenadora.

De acordo com o gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente, Luiz Carlos Balewicz, cerca de 15 mil famílias serão beneficiadas de forma indireta. Os centros, acrescenta, auxiliarão a conscientizar sobre a importância de preservar florestas, por exemplo.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Débora Barbosa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.