Panorama
 
 
 
 

CETESB INICIA INTENSIFICAÇÃO DE ANÁLISES DE BALNEABILIDADE EM 30 PRAIAS PAULISTAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2005

10/01/2005 A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental passou a realizar três amostragens semanais de águas em 30 praias do Litoral paulista. Nos demais 119 pontos, a amostragem continuará a ser semanal, para a produção do Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas emitido todas as quartas-feiras, durante todo o ano.
José Jorge Neto
O primeiro boletim, com as condições de balneabilidade das 30 praias, foi emitido nesta segunda-feira (10/1), devendo prosseguir até a semana do Carnaval. A intensificação de amostragens está sendo efetivada nas que apresentaram mais variação em suas classificações de balneabilidade (própria ou imprópria), no verão de 2004. Como ocorreu no ano passado, o esforço de verificação mais freqüente das condições de banho das praias, faz parte da campanha de conscientização ambiental "Verão Limpo", que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente organiza pela 17ª edição consecutiva, por intermédio da CETESB.
José Jorge Neto

Os trabalhos de intensificação tiveram início no último sábado (08/01) e se encerram no dia 06 de fevereiro. As amostragens se darão sempre aos domingos, quartas e sábados, com a emissão e divulgação dos respectivos boletins, a toda a imprensa, ocorrendo nas segundas, quartas e sextas-feiras.

O boletim de hoje já está considerando os resultados das amostras coletadas no sábado passado. As 30 praias que estão com suas amostragens intensificadas são as seguintes:

Litoral Norte
Município
Praia
Ubatuba 01 Iperoig
  02 Itaguá (n240)
  03 Enseada
Caraguatatuba 04 Prainha
  05 Indaiá
  06 Palmeiras
São Sebastião 07 São Francisco
  08 Pontal da Cruz
  09 Porto Grande
Ilhabela 10 Perequê
  11 Itaguaçu
Litoral Sul
Município
Praia
Bertioga 12 Ens.– Indaiá
Guarujá 13 Pernambuco
  14 Ens. Av. Atlântica
Santos 15 Todas
São Vicente 22 Itararé
Praia Grande 23 Vila Tupi
  24 Vila Mirim
Mongaguá 25 Vila São Paulo
  26 Vera Cruz
Itanhaém 27 Suarão
  28 Centro
Peruíbe 29 Prainha
  30 Guaraú

Campanha Verão Limpo 2005

A versão 2005 da campanha de conscientização ambiental dos veranistas, que teve as presenças do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e do presidente da CETESB, Rubens Lara, em seu lançamento no último dia 2, na Praia do Gonzaga, em Santos, teve continuidade no final de semana, dias 8 e 9, na Praia do Boqueirão, em Ilha Comprida.

José Jorge Neto
No próximo fim-de-semana, dias 15 e 16, as atividades estarão centralizadas nas praias do Perequê e Curral, em Ilhabela, nos dias 22 e 23, na Praia do Guaiúba, no Guarujá, nos dias 29 e 30, na Praia de Aruã, em Caraguatatuba, e dias 5 e 6 de fevereiro - quando se encerra a campanha - , na Praia do Centro (Praça Dudu Samba), em Mongaguá.

O Verão Limpo 2005 é patrocinado pelo Governo do Estado e Comgás, com o apoio da Porto Seguro Seguros, Ecovias, Dersa, DER, Artesp e Polícia Ambiental.
José Jorge Neto

As atividades estão sendo desenvolvidas sempre nos finais de semana, no horário das 9 às 17 horas, numa tenda armada na praia, onde acontecem atividades educativas de caráter ambiental como teatro de bonecos, oficinas com materiais recicláveis, atividades circenses lúdicas e apresentação de histórias infantis, brincadeiras de quintal, como amarelinha na praia, queimada e esconde-esconde, palestras interativas, incluindo orientações de nutricionista sobre sucos, com reaproveitamento, por exemplo, de cascas de laranja e ramas de cenouras.

Monitores estão distribuindo sacolinhas para lixo e cartilha informativa sobre a balneabilidade das praias, aos banhistas. Ao todo, serão distribuídos 100 mil sacolinhas, 20 mil cartilhas, 10 mil tapassóis para carro, 1.100 camisetas e 1.100 bonés. Além disso, faixas e "banners" foram fixados em pontos estratégicos, como rodovias, balsas e nas próprias praias.

Ainda junto à tenda da campanha, há a exposição do Laboratório Móvel de Monitoramento da Qualidade da Água, da CETESB, e exposição de animais empalhados, com espécies em extinção, da Polícia Ambiental do Estado.

Fonte: Cetesb – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Newton Miura)
Fotos: José Jorge Neto

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.