Panorama
 
 
 
 

CHANCELER DESTACA IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO COM PAÍSES DA REGIÃO AMAZÔNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

11/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ressaltou hoje, ao inaugurar a sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a importância da cooperação de outros países com os oito membros da organização: Bolívia, Equador, Colômbia, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Brasil. Segundo o ministro, que representou o presidente Lula durante a solenidade, a participação dos outras nações pode ser enriquecedora.

"O tema da cooperação amazônica é fundamental para nós, e não excluímos desta cooperação os outros países sul-americanos, nem a França, por estar do nosso lado. No Amapá, os problemas não serão resolvidos, se a França não nos ajudar. Isso foi algo que descobri durante uma comissão mista: a mosca da carambola (praga que ataca cerca de 30 espécies de frutos carnosos) existe na Guiana Francesa, aparentemente de maneira mais abundante que no Amapá", disse ele.

O ministro destacou, no entanto, que é preciso ser "zeloso sem ser ciumento", cuidando dos recursos naturais, sem considerá-los patrimônio da humanidade, mas levando em conta o impacto sobre a humanidade. "Temos que cuidar com atenção dos nossos recursos naturais sabendo que pertencem aos nossos países, que eles não podem ser dissolvidos num pretenso patrimônio da humanidade, porque ninguém pensou em distribuir o petróleo. Então a água e os recursos florestais não são recursos da humanidade, mas devem ser utilizados de maneira consciente, tendo presente o impacto que têm para o resto da humanidade", ressaltou.

Amorim afirmou que, além da questão física, com a inauguração da sede, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica ganha condições adequadas de trabalho e novos projetos. "Todos sabemos como é importante a nossa cooperação na área do meio ambiente, da ciência e tecnologia, ligada à floresta e da água, mas há outros desafios que nos aguardam na Amazônia, ligados à saúde, ao desenvolvimento sustentável", disse.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Keite Camacho

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.