Panorama
 
 
 
 

CONFIRA O SEMINÁRIO CONSTRUINDO A POSIÇÃO BRASILEIRA SOBRE REGIME INTERNACIONAL DE ACESSO E REPARTIÇÃO DE BENEFÍCIOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2005

Uma das conclusões do evento é que as legislações nacionais e internacionais precisam proteger os conhecimentos tradicionais e garantir o "consentimento prévio informado"

10/01/2005 Já está disponível a integra da transcrição do seminário Construindo a Posição Brasileira sobre o Regime Internacional de Acesso e Repartição de Benefícios (confira abaixo). Organizado pelo ISA, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Fundação Cultural Palmares e Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o evento reuniu 80 representantes do governo, de ONGs, de entidades empresariais, do movimento social e de comunidades tradicionais de todo o Brasil, além de pesquisadores e técnicos, nos dias 9 e 10 de novembro do ano passado, em Brasília.

Segundo o MRE, o documento com as discussões do semiário subsidiará a posição oficial do governo brasileiro nas negociações sobre o Regime Internacional de Acesso e Repartição dos Benefícios da biodiversidade, que começará a ser debatido, em fevereiro deste ano, na Tailândia, pelos 180 países signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

Uma das conclusões do evento é que as legislações nacionais e internacionais precisam proteger os conhecimentos tradicionais e garantir às comunidades locais alguma forma de repartição dos benefícios oriundos da biodiversidade. De acordo com os participantes do seminário, o novo sistema deveria ainda assegurar a necessidade de autorização expressa das comunidades para o acesso aos conhecimentos tradicionais e aos recursos genéticos preservados por elas – o chamado "consentimento prévio informado". O Regime Internacional também deveria ter natureza vinculante, isto é, com mecanismos que obriguem os países a cumprirem seus princípios e com sanções para aqueles que não o fizerem.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.