Panorama
 
 
 
 

MINISTROS APRESENTAM A DIRIGENTES DA CONTAG PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

13/01/2005 - Quatro ministros de Estado - Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, Marina Silva, do Meio Ambiente, Pedro Brito, interino da Integração Nacional, e Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República - apresentaram hoje o Projeto de Integração das Águas do Rio São Francisco aos dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

No próximo sábado (15), o processo de audiências públicas será retomado. A partir daí, o governo vai esperar apenas a licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar as obras nas bacias do rio São Francisco. Segundo Pedro Brito, serão gastos na obra R$ 4,5 bilhões, dos quais cerca de R$ 630 milhões estão previstos no Orçamento deste ano. "O tempo de construção dos dois canais que compõem a integração das bacias é de dois anos, a partir do início da construção. Estimamos que no início de abril as obras possam começar", disse ele.

O ministro Miguel Rossetto lembrou que o objetivo do projeto de transposição é assegurar que um número cada vez maior de agricultores seja beneficiado. "Não vamos permitir que o benefício que a água traz para o processo produtivo se traduza em concentração fundiária", afirmou. De acordo com Rossetto, a determinação do governo é que esta obra estratégica beneficie agricultores, por intermédio do Programa de Regularização Fundiária ou pela utilização de áreas que não vem sendo utilizadas. Segundo o ministro, essas áreas serão aproveitadas para um programa forte de reforma agrária.

Cerca de 12 milhões de famílias serão beneficiadas pelas obras. A primeira parte do projeto prevê a construção de dois canais, o Norte, com 402 quilômetros de extensão, e o Leste, com 220 quilômetros. Com 70% das águas do Nordeste, o rio São Francisco tem quase 3000 quilômetros de extensão e drena uma área de 641 mil quilômetros quadrados, constituindo uma bacia hidrográfica, onde estão 504 municípios dos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e o Distrito Federal.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Bianca Estrella

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.