Panorama
 
 
 
 

MISSÃO VAI À CHINA DISCUTIR TEOR DE SOLVENTES
NO ÓLEO DE SOJA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

14/01/2005 Missão de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (ABIOVE) segue para a China amanhã (15/01) com o objetivo de discutir com autoridades chinesas o teor de solventes, principalmente o hexano, utilizados no óleo de soja exportado pelo Brasil.

Os chineses estão exigindo um limite máximo de 100 miligramas de solvente por quilo do produto, o que pode prejudicar as exportações brasileiras. De acordo com o chefe da Divisão de Acordos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro, o Brasil exporta o óleo bruto, por isso, o teor de hexano é de cerca de 600 miligramas por quilo. No entanto, explica Ribeiro, esse produto não é consumido antes de ser refinado, processo este que reduz a presença do solvente.

Na agenda dos técnicos, será tratada a questão dos limites de tolerância para resíduos de pesticidas nos grãos de soja. Além disso, será discutido o texto da circular 73 do governo chinês, que exige que exportadores e importadores de soja assinem um termo de responsabilidade em que admitem conhecer toda a legislação chinesa sobre o assunto.

A previsão é de que a missão fique na China até o dia 21 deste mês. Pelo Ministério da Agricultura, participam da comitiva o assessor do Departamento de Defesa de Inspeção Vegetal, Gilson Cosenza, e o técnico da Coordenação Laboratorial de Apoio Vegetal, André Luiz Bispo.

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.