Panorama
 
 
 
 

MMA LIBERA RECURSOS PARA PRESERVAÇÃO DE SEMENTES TRADICIONAIS EM ASSENTAMENTOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

12/01/2005 Ministério do Meio Ambiente começa a liberar este mês, por meio do fundo Nacional do Meio Ambiente, R$ 2,5 milhões destinados a implementação de 10 centros para a capacitação de técnicos e lideranças de asssentamentos de reforma agrária. A criação dos Centros Irradiadores de Manejo da Agrobiodiversidade (Cima) é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente e do Incra para estimular famílias assentadas a praticar atividades agrícolas sustentáveis.

O objetivo dos Cimas é preservar as variedades de sementes crioulas, espécies tradicionais de milho feijão e mandioca, cultivadas por agricultores familiares, comunidades indígenas e quilombolas. De acordo com os técnicos, as espécies crioulas têm grande variabilidade genética e são melhoradas pelas comunidades e adaptadas às suas condições socioculturais e ambientais. A adaptação das sementes ao clima local garante maior produtividade. Os centros também vão incentivar a produção de plantas para uso medicinal, a criação de animais domésticos e práticas de agroextrativismo."Com essas práticas, além de preservar a biodiversidade estaremos garantindo a independência dos agricultores, que poderão produzir suas próximas sementes", diz Luiz Carlos Balcewicz, da Diretoria de Conservação da Biodiversidade do MMA.

A previsão é capacitar 350 técnicos e lideranças para atender, num primeiro momento, 5,5 mil famílias nos assentamentos. Os primeiros centros serão implementados em São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas e Goiás. A previsão é instalar 20 Centros Irradiadores em todas as regiões do país até 2006.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.