Panorama
 
 
 
 

MULTA DA CETESB POR ACIDENTE FERROVIÁRIO COM VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2005

07/01/2005 As Ferrovias Bandeirantes S. A - Ferroban – receberam multa de 10.000 UFESPs (R$ 133.000,00) em decorrência do descarrilamento e incêndio de sete vagões que transportavam óleo diesel e gasolina da Refinaria de Paulínia para o município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O acidente ocorreu na altura do Bairro de Toledo, no Município de Botucatu, no último dia 5/01 e a penalidade foi aplicada pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, pelo vazamento dos combustíveis no solo, além da queima de parte do produto transportado.

Na ocasião, os técnicos da agência regional da CETESB de Sorocaba estiveram no local providenciando a colocação de barreiras de contenção para evitar que o produto vazado atingisse os corpos d’água localizados nas proximidades. Com isso foi afastada a possibilidade de contaminação do ponto de captação de água para o abastecimento público.

Esta é a terceira penalidade, desde 2000, aplicada pela CETESB à Ferroban, por ocorrências registradas no município de Botucatu. A empresa de transportes ferroviários recebeu penalidades do órgão ambiental também por ocorrências em Cerquilho, com multa de igual valor em acidente semelhante, em 5 de maio de 2002; com reincidências registradas em 6 de maio de 2004, quando o valor da multa foi dobrado (20 mil UFESPs) e em 26/10/2004, com a aplicação de multa de 40.000 UFESPs, em valores da época.

Há registro, ainda, de acidente ocorrido em Iperó, em 27/6/2000, com a colisão que resultou no tombamento de três locomotivas e no conseqüente vazamento de 12 mil litros de óleo combustível, quando a CETESB aplicou um auto de advertência contra a Ferroban; do descarrilamento de vagões-tanques no trecho entre Mairinque-Rubião Júnior, em 10/09/2000, com o vazamento de combustível atingindo o córrego de Lavapés, em Sorocaba e a aplicação de multa o valor de 7.500 UFESPs e em 22/08/2003, com nova advertência da CETESB pelo descarrilamento e tombamento de dois vagões-tanques, com pequeno vazamento em um dos vagões.

Fonte: Cetesb – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.