Panorama
 
 
 
 

PUBLICAÇÃO DEFINE NORMAS PARA ELABORAR MAPAS DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

14/01/2005 O Ministério do Meio Ambiente lançou uma publicação, definindo normas técnicas para a elaboração de mapas que identifiquem ambientes com prioridade de proteção a eventuais acidentes com derramamento de óleo. As Cartas de Sensibilidade Ambiental a Derramamentos de Óleo, conhecidas como Cartas SAO, são usadas por governos, portos terminais e empresas de petróleo no planejamento e criação de estrutura técnica e de equipamentos para agilizar os trabalhos de contenção e limpeza, minimizando os danos ao meio ambiente em casos de vazamentos.

De acordo com a Lei do Óleo (9.966/2000), é de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente identificar, localizar e definir os limites das áreas ecologicamente sensíveis.

A publicação das Especificações e Normas Técnicas para a Elaboração das Cartas SAO, padroniza metodologias, índices, símbolos, planilhas e tabelas que devem ser utilizadas na confecção das cartas, além de relacionar os ambientes que devem ser observados na elaboração. Os mapas devem localizar praias, áreas de proteção ambiental, pesqueiros, rotas migratórias, indicar correntes marítimas, ventos, além de listar as espécies da flora e da fauna existentes.

A publicação é resultado de trabalho de pesquisa realizado pela Secretaria de qualidade ambiental do MMA, em conjunto com o Ibama e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Foram ouvidas, também, a Marinha do Brasil (Autoridade Marítima), a comunidade científica, órgãos estaduais de meio ambiente, ONGs e representantes da indústria do petróleo.

Com base nessas especificações, o Ministério do Meio Ambiente concluiu, em dezembro, o Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo das Bacias do Ceará e Potiguar, o piloto de um projeto que vai mapear as outras bacias marítimas brasileiras. Já estão em processo de elaboração, seguindo a padronização estabalecida no livro Especificações e Normas Técnicas, os atlas das bacias de Santos(SP), Sergipe-Alagoas e Pernambuco-Paraíba.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.