Panorama
 
 
 
 

SANCIONADA LEI QUE REGULAMENTA PLANTIO E COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA TRANSGÊNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

O Diário Oficial da União publicou hoje (13/01) a Lei 11.092, que estabelece as normas para o plantio e comercialização da soja geneticamente modificada da safra de 2004/2005. A Lei, que teve origem na Medida Provisória 223, de 14 de outubro de 2004, permite a comercialização da soja transgênica até 31 de janeiro de 2006, podendo esse prazo ser prorrogado, pelo Poder Executivo, por até 180 dias.

A exemplo do que ocorreu ano passado, para a comercialização da soja geneticamente modificada o agricultor deve, até o próximo dia 31 de janeiro, firmar o Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta (TCRAC) em uma das Delegacias Federais de Agricultura ou agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

O Ministério da Agricultura alerta que o produtor de soja transgênica que não assinar o TCRAC estará sujeito a uma multa a partir de R$ 16 mil. Para fins de cumprimento dessa exigência legal, será considerada a data de recebimento do termo, portanto, o agricultor deve estar atento ao prazo que se encerra no final deste mês.

A Lei 11.092 define ainda que a soja não poderá ser comercializada como semente ou utilizada em propriedade localizada fora do estado em que foi produzida. Para a comercialização da produção da oleaginosa, o agricultor deverá informar, na nota fiscal, os dados identificadores da propriedade, a quantidade e a possibilidade de presença de soja geneticamente modificada.

A íntegra da Lei 11.092 e do modelo do Termo de Compromisso estão disponíveis no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.