Panorama
 
 
 
 

UNIDADE DO MCT GERENCIA BANCO DE DADOS AMBIENTAIS PARA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

19/01/2005 O Observatório Nacional (ON/MCT), integrante da Rede de Tecnologia Petrolífera do Estado do Rio de Janeiro (Redepetro), está sediando e coordenando um Banco de Dados Ambientais, conhecido como Bampetro. O projeto é fruto de um convênio firmado entre a Rede e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O banco conterá dados ambientais em diversas áreas temáticas, e que poderão servir de referência para a elaboração de Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e Relatórios de Impactos Ambientais (RIMA), documentos essenciais para que empresas petrolíferas explorem petróleo em território nacional. As informações armazenadas também servirão como instrumento de apoio, em bases científicas mais seguras, a políticas ambientais das agências reguladoras e órgãos de meio ambiente, tais como a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente.

O Bampetro funciona como uma rede cooperativa de ciência e tecnologia, com a participação de várias instituições que pesquisam sobre o tema. A estrutura

de funcionamento é constituída por uma central de banco de dados e áreas temáticas, tais como Geofísica, Meteorologia, Biologia Marinha, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Geologia Marinha e Impacto Sócio-Econômico. Os coordenadores dessas áreas pertencem a outras instituições do Rio de Janeiro, incluindo-se as universidades federais Fluminense (UFF) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e as estaduais do Rio (UERJ) e do Norte Fluminense (UENF). Integra o projeto um total de 20 pesquisadores-doutores e 18 bolsistas, num empreendimento de formação de recursos humanos altamente qualificado para a área ambiental.

O projeto Bampetro inclui, ainda, a criação de um sítio de testes para Geofísica. A idéia é enterrar num determinado local diversos materiais de tamanho, forma e composição variada, para que sirvam de alvo na aplicação de métodos usados em Geofísica.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.