Panorama
 
 
 
 

DIAMANTES, AGORA INOFENSIVOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

26/01/2005 Durante quatro dias, o motivo de disputa entre índios Cinta-larga e garimpeiros em Rondônia brilhará inofensivo e a salvo para quem quiser vê-lo no Centro do Rio de Janeiro: 665 quilates de diamantes em estado bruto estarão sob a vigilância de policiais federais em exposição na sobreloja da sede da Caixa Econômica Federal na capital fluminense. As pedras preciosas, que irão a leilão às 10h do dia 2 do mês que vem, estarão à mostra de segunda até sexta-feira que vem. De propriedade da tribo Cinta Larga, da reserva Roosevelt, o mineral foi alvo de disputas que resultaram na morte de 29 de invasores da terra indígena no início do ano passado.

Durante a exposição - com início às 10h, na presença do vice-presidente de Crédito da Caixa, Francisco Egidio, e de representantes do Ministério da Justiça, da Fundação Nacional do Índio e do Departamento Nacional de Produção Mineral - os aspirantes a proprietários das pedras preciosas poderão agendar o manuseio delas para os dois dias que antecedem o leilão. Na hora de fechar negócio, a Caixa dá a dimensão máxima da ambição: três lotes por comprador. O leilão será no Teatro Nelson Rodrigues, também no Centro, e os lances mínimos variam de acordo com os lotes entre R$ 100 e R$ 80 mil.

Depois da luta, na reserva, pelos diamantes - física e ideológica, já que o sindicato dos garimpeiros chamou o episódio de ''massacre'', enquanto a Funai invocou o direito dos índios de defender seus territórios - a Caixa foi autorizada pela Medida Provisória 225 a arrecadar os diamantes em poder dos Cintas-Largas, no município de Espigão d'Oeste. Num posto de atendimento provisório montado dentro da reserva, nove índios entregaram as pedras até 7 de dezembro passado, totalizando os 665 quilates. Especialistas constataram a autenticidade do mineral pedras e os índios receberam crédito correspondente à antecipação de 10% do valor.
Fonte: Jornal do Brasil

Fonte: FUNAI – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.