Panorama
 
 
 
 

EMBRAPA LANÇA LIVRO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E DOENÇAS DE PLANTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

25/01/2005 As mudanças climáticas globais e suas conseqüências para o ambiente e para o homem constituem, atualmente, um dos temas mais polêmicos e de maior penetração no meio acadêmico. As alterações ocasionadas têm amplas proporções, afinal suas conseqüências são de escala mundial, No Brasil ainda são poucos os estudos relacionados aos efeitos das mudanças climáticas globais na agropecuária. Entre esses efeitos, as alterações do clima acarretam modificações na incidência de doenças de plantas, que podem representar sérias conseqüências econômicas, sociais e ambientais. O cenário fitossanitário atual será significativamente alterado, tornando ainda mais importante o estudo da vulnerabilidade da agropecuária a essas mudanças e a busca de estratégias adaptativas de longo prazo.

Pensando nisso, Raquel Ghini, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, escreveu o livro Mudanças climáticas globais e doenças de plantas.

Esse livro enfatiza a necessidade da tomada de providências pró-ativas, evitando o aparecimento ou ressurgimento de doenças no reino vegetal. Raquel acredita que essa obra é pioneira pois apresenta um novo olhar para o estudo das doenças de plantas e pela oferta, de forma didática, de métodos de pesquisa e experimentação.

O livro, com 104 páginas, está dividido em oito capítulos, que tratam das mudanças climáticas na agricultura, os efeitos dessas mudanças sobre o ciclo das relações patógeno/hospedeiro e os impactos nas doenças das plantas. Descreve o efeito do CO2 sobre as doenças das plantas e discute os métodos de pesquisa mais adequados para esses estudos.

Carlos Cerri, pesquisador da Cena, USP, que escreve o prefácio da obra, diz ser uma leitura indispensável para que todos, alunos, professores, pesquisadores e tomadores de decisão, possam construir um ambiente melhor e mais seguro. Cada exemplar custa R$15,00 e pode ser adquirido pelo sac@cnpma.embrapa.br.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.