Panorama
 
 
 
 

FÓRUM SOCIAL: ÍNDIOS QUEREM CRIAR MOVIMENTO PARA ARTICULAR TODOS OS POVOS DO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

Brasília - Os índios brasileiros querem aproveitar a 5ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) para criar um movimento nacional, que articule os povos indígenas do Sul ao Norte.

"Vamos discutir as organizações indígenas e buscar alianças com todos os povos, tentar um movimento nacional e depois uma articulação com os povos de outros países, sobretudo os latino-americanos", afirma o coordenador dos espaços indígenas do Fórum, Orlando Melgueiro, em entrevista a Rádio Nacional AM.

Ao final do encontro, os índios elaborarão um documento com o resultado das discussões realizadas no Fórum. "Vamos apresentar uma proposta para o reconhecimento do direito a ter uma terra garantida e regularizada nas mãos dos povos indígenas, dos nossos saberes e da nossa arte", conta Melgueiro.

pela primeira vez no Fórum, há um espaço reservado unicamente para a arte e as discussões indígenas, montado no Território Social Mundial. "Nós consideramos essa área um território sagrado para os povos indígenas", comemora o coordenador.

A cultura e as lutas indígenas serão mostradas por quatrocentos índios, representando cerca de cem povos. Cotidiano, espiritualidade, recursos naturais, direitos constitucionais, um sistema jurídico próprio e os problemas enfrentados pelas tribos fazem parte do encontro denominado Puxirum, que em tupi-guarani significa uma reunião de esforços em torno de um objetivo comum.

Outro objetivo indígena no Fórum é promover "uma melhor percepção global dos povos que habitam ancestralmente esse universo, sobretudo na questão ambiental e de direito, por meio de um processo de diálogo entre os povos indígenas e os estados nacionais", explica Orlando Melgueiro.

Uma feira será montada para mostrar as diferentes técnicas utilizadas no artesanato indígena. Parte da programação do Puxirum necessita de inscrição prévia, que pode ser feita no site www.coica.org.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.